Pesquisa

Carregando...

Postagem em destaque

Como Instalar o LibreOffice 5.2.3

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Um Jeito de Fazer Formulário com Banco de Dados em Calc


Está matéria foi retirada do Beto Byte onde possa ajudar a todos.

Um pouco de: Colar especial, Gravação de macro, formatação condicional, Função CONTESE e Função SE no Libreoffice.

Uma maneira que inventei para fazer um cadastro de pessoas com um formulário no Calc do Libreoffice.

1. duas planilhas, ou seja Planilha1 e Planilha2.

Na Planilha1
Use a coluna A, clicando em sua cabeça (para selecioná-la todinha) e depois clique em: Menu, Dados, Definir intervalo e dê o nome de lista.

Na Planilha2
Faça assim: 
célula A1 número, célula A2 nome, A3 idade.
célula B1 para digitar o número;
célula  B2 para digitar o nome;
célula  B3 para digitar a idade.
Na célula C1, coloque a seguinte fórmula: =SE(CONT.SE(lista;B1)>0;"Ops, número existente";"OK")

Que tal uma cereja nesse bolo?
Clique sobre a foto para visualizar melhor
Use a na célula C1 a Formatação condicional. Clique em Menu, Formatar, Formatação condicional, Condição, no valor da célula digite o que está entre parênteses(“OK”), ao lado de aplicar estilo, escolha novo estilo e use a cor de fundo verde e clique em OK, ainda sem sair clique no botão Adicionar para colocar mais uma condição e  no valor da célula digite o que está entre parênteses(“Ops, número existente”), ao lado de aplicar estilo, escolha novo estilo e use a cor de fundo vermelho e clique em OK.


O pulo do gato é fazer uma macro... você não sabe fazer? Nem eu! Mas o Libreoffice sim.



Digite os dados e deixe o cursor numa célula qualquer da Planilha2 não sendo as que tem dados. Clique em Menu, Ferramentas, Macros, Gravar macro.

Assim, clique na Célula B1 e arraste até a célula B3 selecionando-as, Segure a tecla Ctrl e ao mesmo tempo clique na tecla “x” recortando o conteúdo.

Clique na aba da Planilha1 e clique na célula A1. Em seguida use o colar especial: Ctrl+Shift+V ou Menu, Editar, Colar especial.

Na janela do colar especial deixe somente marcado os itens: Textos, números, datas e horas, Transpor, Nenhum e Para baixo, clique em ok.

Obs: Deveria ainda ter clicado novamente na aba da Planilha2 para ter retornado ao cadastramento. (isso você pode fazer), Mas no caso, quero mostrar para onde os dados irão. Logicamente no momento de inserir dados em maior quantidade o ideal e fazer este procedimento ao gravar a macro. Fica mais ágil depois.

Depois, logicamente, pare a macro e dê um nome para ela, claro que no meu caso, tive o cuidado de escolher para que a macro ficasse no documento e não no computador, para isso basta antes de salvar clicar no ícone que tem o nome do documento (o ícone na cor verde normalmente) clicar no sinal de “+” ao lado e clicar em Standard e nomear. Assim a macro acompanhará o arquivo quando ele for salvo.

Em todos os casos, vai também um arquivo para download dessa experiência.:baixe o arquivo com o exemplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário