Pular para o conteúdo principal

Google Anunciou Suporte ao Formato ODF para o Google Drive

O Google anunciou suporte ao formato OpenDocument Format (ODF), no Google Drive.

Em uma mensagem publicada no Google+, a empresa anunciou que a plataforma agora suporta arquivos do tipo ODT ("Writer" documentos de texto), ODS ("Calc" planilha eletrônica) e ODP ("Impress" apresentações), passíveis de serem importados para o Google Docs.

A empresa enfrenta uma pressão significativa do setor público numa escala mundial, agora que o ODF é um requisito em muitos países. Até agora, o suporte para o formato nos produtos do Google tinha sido fraco e irregular.

O líder das iniciativas open source do Google, Chris DiBona, explicou que o suporte ao ODF foi implantado em diferentes partes dos sistemas da empresa, utilizando diferentes bases de código e abordagens. Assim, o que funciona num produto pode não ser suportado noutro (hum….).

Mas mesmo com uma melhor aceitação dos arquivos nos processos de importação, não é claro que tenha havido melhorias na exportação do ODF. O Google, como a Microsoft, não torna fácil a utilização do formato como parte de um fluxo de trabalho.


A Google quer comercializar o Drive e os Chromebooks nos mercados do setor público, e o suporte ao ODF tornou-se um fator decisivo.

As informações de “timestamp” (data de criação e alteração, anotações e outros metadados) perdem-se nos processos de exportação. Para ambas as empresas, o ODF é visto como um formato de migração, em vez de trabalho.

Comentários