Pular para o conteúdo principal

12 Anos de Creative Commons (CC)

Ontem 16/12 comemorou-se os 12 anos da Creative Commons (CC).

Creative Commons é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em Mountain View, na California, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional todos direitos reservados. Para esse fim, a organização criou diversas licenças, conhecidas como licenças Creative Commons. A organização foi fundada em 2001 por Larry Lessig, Hal Abelson, e Eric Eldred com apoio do Centro de Domínio Público.

A internet foi mudando a maneira como as pessoas compartilham, e mudando o que significava ser um criador. Mas a lei de direitos de autorais não tinha pego. A Net estava fazendo a partilha fácil; a lei foi tornando-se difícil.

Foi feito uma aposta que muitos criadores estaria entre os extremos. Que eles sejam inspirados pela ideia de "alguns direitos reservados/autorais" e dedicar dos seus direitos ao bem comum.

Foram um bilhão de obras licenciadas em um ano, o caminho percorrido pela CC estava coreto.

A 12 anos atrás era um salto de fé. Ninguém sabia que as licenças CC seria uma comunidade global em quase 80 países incluindo o Brasil, que governos fundações levaria os valores e incorporá-los nas políticas oficiais, dedicando recursos para criar trabalhos livremente disponíveis. Mas isso o CC tem ajudado a facilitar.
 
O Creative Commons está querendo fazer mais um salto. Estão apostando que, se podem torná-lo mais transparente para compartilhar conteúdo licenciado em CC entre diferentes plataformas web, podendo multiplicar o impacto do CC exponencialmente. Então é isso que a equipe técnica está construindo. Também estão apostando que, investindo em uma nova geração de advogados para aberto, podendo acelerar as vitórias políticas para um ponto de inflexão em todo o mundo.

As licenças CC estão tendo um impacto real na vida das pessoas. Eles estão ajudando a revelar informações utilizadas para tratar doenças, para tornar os governos mais transparentes e responsáveis, e para tornar a educação acessível a todos, em todos os lugares. Isso é um impacto incrível para um conjunto de licenças simples, livre.

O CC provou e tem provado que grande mudança pode acontecer, quando ele é apoiado por muitas e muitas vezes. Então, por favor, tome um momento para pensar sobre o papel que as licenças Creative Commons faz em sua vida e em nossas comunidades. As licenças CC têm transformado a forma como a internet funciona, mas ainda está apenas começando.

Para saber mais sobre o Creative Commons acesse: https://creativecommons.org/

Comentários