Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Open Document Format (ODF) 1.2 foi Publicado como Norma Internacional 26300:2015 pela ISO/IEC

O formato de documento aberto para documentos de escritório (Open Document Format for Office Applications – ODF) Versão 1.2, formato nativo do LibreOffice e de muitos outras aplicações, foi publicada como Norma Internacional 26300:2015 pela ISO/IEC. O ODF define um esquema técnico para documentos de escritório incluindo documentos de texto, planilhas gráficos e documentos gráficos como desenhos e apresentações.

“O ODF 1.2 é o formato nativo do LibreOffice. Hoje o ODF é a melhor opção para a interoperabilidade por que é amplamente adotado pelas aplicações, e é respeitado por aplicações em todas as áreas”, afirmou Thorsten Behrens, Presidente da The Document Foundation. “O ODF torna a interoperabilidade uma realidade e transforma a utilização de formatos de documentos proprietários uma relíquia do passado. No futuro, as pessoas contarão histórias sobre as incompatibilidades de formatos de documento entre duas versões do mesmo aplicativo office proprietário, como problemas de outra época”.
O ODF é desenvolvido pelo consórcio OASIS. A versão atual do padrão foi publicada em 2011 e então submetida à ISO/IEC em 2014. A norma está disponível – em três partes: esquema, definições de fórmula e empacotamento – no repositório das normas públicas disponíveis a partir dos seguintes links:
  1. Esquema: http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/c066363_ISO_IEC_26300-1_2015.zip
  2. Definição de Fórmula: http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/c066375_ISO_IEC_26300-2_2015.zip
  3. Empacotamento: http://standards.iso.org/ittf/PubliclyAvailableStandards/c066376_ISO_IEC_26300-3_2015.zip
A norma também está disponível no website da OASIS ODF T, na página : http://docs.oasis-open.org/office/v1.2/OpenDocument-v1.2.html

O ODF 1.2 é suportado por todas as suítes office líderes, e por uma grande quantidade de outas aplicações. Foi adotada na Grã Bretanha pelo UK Cabinet Office com referência para todos os documentos intercambiados dentro do governo inglês, e está com proposta para referência pelo Référentiel Général d’Interopérabilité 1.9.9 do governo francês. Além disso , o ODF 1.2 foi adotado por várias administrações públicas europeias. No Brasil, o ODF é parte do Progranma do Governo Eletrônico (e-PING) e pode ser verificado no link: http://eping.governoeletronico.gov.br/#p2s3

Comentários