Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Fedora 30 Astronomy

Fedora Astronomy traz um conjunto de ferramentas de código aberto para astrônomos tanto amadores quanto profissionais.

O spin fornece o desktop Fedora KDE reforçado com um completo ambiente científico Python e o software AstrOmatic para análise de dados. KStars foi adicionado para fornecer uma ferramenta de astrofotografia cheio de recursos. Como KStars usa a biblioteca INDI para controlar equipamentos, vários telescópios, câmeras etc. são suportados. Resumindo, o Fedora Astronomy fornece um conjunto completo de software, do planejamento da observação até os resultados finais. 

Abaixo alguns softwares que podem ser encontrados:
  • Astropy: uma biblioteca Python comunitária para Astronomy para abrigar interoperabilidade entre pacotes astronomy.
  • Kstars: fornece uma simulação gráfica precisa do céu noturno, a partir de qualquer local da Terra, em qualquer data e hora. O programa inclui mais de 100 milhões de estrelas, 13.000 objetos do céu profundo, todos os 8 planetas (sorry Plutão), o Sol e a Lua, e milhares de cometas, asteroides, supernovas e satélites.
  • Celestia: a simulação espacial 3D livre que te permite explorar nosso universo em três dimensões. Diferente da maioria dos softwares de planetário, o Celestia não te prende na superfície da Terra. Você pode viajar pelo sistema solar, até mais de 100.000 estrelas ou além de nossa galáxia.
  • Virtualplanet: Te permite visualizar aspectos de qualquer planeta a qualquer hora. Inclui extendida base de dados de recursos e texturas.
  • Siril: software de processamento de imagens astronômicas livre.
  • INDI: A Biblioteca INDI é um software cross-plataforma feita para automação e controle de instrumentos astronômicos.
  • Redshift: ajusta a temperatura de cores da sua tela de acordo com o ambiente ao redor.
  • AstrOmatic: conjunto de software de pipeline astronômico.

Comentários