Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

CAINE 11.0

O CAINE (Ambiente Investigativo Assistido por Computador) é uma distribuição live GNU/Linux baseada no Ubuntu, criada como um projeto de análise forense digital. O lançamento mais recente do projeto, CAINE 11.0, é baseado no Ubuntu 18.04 e supostamente suporta inicialização em dispositivos UEFI, Secure Boot e Legacy BIOS. A versão 11.0 inclui uma ferramenta forense Btrfs e limita o acesso a todos os dispositivos de armazenamento ao modo somente leitura. 

"Alterações importantes: todos os dispositivos estão bloqueados no modo Somente leitura, por padrão. Novas ferramentas, novo OSINT, Autópsia 4.13 integrada, pronto para APFS, ferramenta forense de BTRFS, drivers SSME NVME prontos! Servidor SSH desativado por padrão (consulte a página de manual para ativar SCRCPY - faça a tela do seu dispositivo Android. Autópsia 4.13 + plugins adicionais da McKinnon. Servidor X11VNC - para controlar o CAINE remotamente. Hashcat. Novos scripts (no menu Ferramentas Forenses - Análise). AutoMacTc - uma ferramenta forense para Mac. Bitlocker - plug-in de volatilidade. Autotimeliner - extrai automaticamente linha do tempo forense de despejos de memória volátil. Firmwalker - analisador de firmware. CDQR - Ferramenta de resposta rápida a disco frio."

Para ler a nota de lançamento clique aqui. Para baixar clique no link:https://www.caine-live.net/page5/page5.html

Comentários