Pular para o conteúdo principal

Informática na Educação

-->
O Computador auxiliando o processo de mudança na escola
“Uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola. Entretanto, a utilização do computador na educação não significa, necessariamente, o repensar da educação. O computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, conformando e fossilizando a escola. Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional obsoleto”.
Ao ler o texto esse parágrafo chama atenção no trecho “Na verdade, tanto o ensino tradicional quanto sua informatização prepara um profissional obsoleto”, é preocupante este ponto de vista sendo um curso voltado para a educação. Onde o objetivo e mostrar ao aluno como trabalhar com o micro desde a digitação simples de um texto quanto a realização de pesquisas, e que o micro não é somente orkut e msn e a sensação do momento o twitter.
O profissional da área deve estar em constante atualização, pois todos os dias o mercado apresenta novas informações, oportunidade de trabalho, profissões que surgem e desaparecem, é algo que está em constante movimento.
O professor deve utilizar o método construtivista onde o aluno vai atrás do conhecimento sob orientação do mesmo, para que o aluno possa aprender por si próprio e não depender somente do professor, e sim ambos trocando informações sobre o conteúdo abordado, assim como integrar nas demais disciplinas buscando sempre trabalhar em conjunto, para diminuir/extinguir a fossilização da educação.
“Portanto, os desafios na implementação do computador na escola, objetivando uma mudança educacional são enormes. No entanto, se eles não forem atacados corremos o risco de perpetuarmos uma escola que já é obsoleta. Só que agora, ela será obsoleta porém, usando a informática”.
É bem verdade que os desafios são enormes, mas cabe aos profissionais não deixar que este sucateamento da educação continue, pois a educação é onde formamos os futuros cidadãos, e cabe a sociedade, o jovem e os educadores se juntar para que possamos ter uma escola de qualidade e gratuita conforme a constituição vigente, mas para isso precisamos acreditar realmente que a educação é a base do conhecimento, se não continuaremos ter uma escola obsoleta e cidadãos mal preparados o que temos hoje em dia.

Comentários