Pular para o conteúdo principal

Facebook: Um Guia Completo

Com mais de 750 milhões de usuários em todo o mundo, o Facebook é o líder disparado na área de redes sociais. Mesmo no Brasil, em que o Orkut ainda é usada, o Facebook cresce rapidamente. 
Embora tenha muitas similaridades com outras redes sociais, o Facebook tem uma interface que pode parecer confusa a princípio, principalmente para quem não tem tanta familiaridade com a internet. Por isso, preparei um guia para orientá-lo sobre o uso dessa rede. Confira.

Nível Básico

Como criar um perfil no Facebook

1. Acesse o site do Facebook.
2. No canto direito preencha o formulário com suas informações e clique em “Cadastre-se”.
3. Caso apareça a verificação de segurança, insira as palavras no campo devido e clique novamente em “Cadastre-se”.
4. Esta próxima parte está dividida em 3 etapas. A primeira etapa (Localizar amigos) é explicada em outro artigo. Portanto clique em “Pular esta etapa” no canto direito inferior.
5. Preencha os dados solicitados na segunda etapa e clique em “Salvar e continuar”.
6. Na terceira etapa é a hora de colocar a foto do perfil que irá aparecer em tudo o que você publicar, comentar ou participar no Facebook, além de ser a que irá aparecer no resultado de buscas de quem está a sua procura na rede social. Para inserir a foto do perfil basta clicar em “Enviar foto” e apontar a localização da imagem no seu micro ou clicar em “Tirar uma foto” para que seja capturada uma imagem por meio de sua webcam.
7. Abra o e-mail informado no passo 2 acima e clique no link de confirmação de criação de conta que foi enviado pelo Facebook.

Como encontrar e adicionar amigos no Facebook

Existem basicamente duas maneiras diferentes de procurar amigos, uma usando nomes digitados  no campo de busca do Facebook e outra por meio dos contatos de serviços de e-mail e MSN. Vamos detalhar cada uma.

Busca manual
1. Digite o nome a ser pesquisado dentro do campo “Procurar” para realizar uma busca dentro e fora de sua rede de amigos no Facebook;
2. Automaticamente uma lista de sugestões aparecerá. Ela contém nomes de pessoas, páginas, aplicativos e grupos que tenham a ver com o nome inserido. Se encontrar o que procura basta clicar em cima do nome ou da foto.

Foto: Reprodução
Tela de cadastro de amigos no Facebook
3. Caso o nome desejado não apareça, clique em “Ver mais resultados...” ou na lupa para filtrar a pesquisa. O Facebook direciona o usuário para uma outra página. No canto esquerdo é possível selecionar que tipo de resultado deve ser mostrado (pessoas, grupos, eventos e outros). Caso clique em “Pessoas”, surgem mais opções de filtro (local, empresa etc.). É uma opção muito útil quando se busca por um nome muito comum.

Busca a partir de contatos
1. Na página inicial clique em “Amigos” no canto esquerdo;
2. Uma lista com diversas possíveis fontes de contato irá surgir (iG, MSN, Yahoo! e outros). Escolha o serviço que você usa e insira o e-mail / senha. O Facebook fará uma varredura por contatos na conta de e-mail apontada e ao final mostrará um tela com contatos encontrados. Marque a caixa de seleção dos amigos que deseja convidar e clique em “Enviar convites”.
3. Repita o processo se tiver mais de uma conta de e-mail e em diferentes serviços;
4. Na última opção “Outras ferramentas” é possível importar contatos do Outlook, Thunderbird, Apple Mail, Outlook Express, Windows Contacts e outros programas.

Como publicar vídeos e fotos no Facebook

Uma das atividades mais populares no Facebook é a de publicar vídeos e fotos. Na maior parte das vezes os internautas usam esse recurso para publicar fotos de viagens, vídeos engraçados ou curiosos. Veja a seguir como publicar fotos e vídeo no Facebook:

1. Na área compartilhar da página inicial, clique em “Foto”;
2. Escolha qual a fonte da imagem.
2.1. Se for um arquivo, clique em “Enviar foto” e aponte a localização. Nesta mesma opção, clique em “enviar por e-mail” para publicar uma foto no mural por meio de um e-mail (siga as instruções fornecidas pelo Facebook);
2.2. Se for utilizar a webcam do PC para capturar uma imagem, clique em “Tirar foto”;
2.3. Se quiser publicar uma sequência de fotos do mesmo assunto ou diversas fotos aleatórias de uma só vez de forma, clique em “Criar álbum”, aponte a localização dos arquivos das imagens, pressione CTRL e escolha as imagens a serem adicionadas.

Vídeos
1. Na área compartilhar da página inicial clique em “Vídeo”;
2. Escolha qual a fonte da imagem:
2.1. Se for utilizar a Webcam do micro para capturar uma imagem clique em “Gravar um vídeo”;
2.2. Se for um arquivo, clique em “Enviar vídeo” e aponte a localização. O vídeo não pode ultrapassar de 1 GB de tamanho e 20 minutos de tempo.
Outra forma de publicar fotos e vídeos é por meio dos botões “+ Enviar fotos” e “+ Enviar vídeos” localizados no menu “Fotos” da página de seu perfil.

Nível Intermediário

Como criar listas de amigos no Facebook

Conforme cresce a lista de amigos no Facebook também fica mais difícil encontrar um contato. Pensando nisso, a rede social criou em outubro do ano passado o recurso de listas. Ele permite separar os amigos em categorias como família, escola, trabalho. Depois de criadas as listas, o usuário tem a opção de compartilhar uma foto, vídeo ou texto apenas com a categoria desejada.

Veja a seguir como criar uma lista de amigos.
1. Clique em “Perfil” no menu horizontal do canto direito superior;
2. Selecione “Amigos” no menu vertical do lado esquerdo;
3. Clique em “Editar amigos” no canto superior direito;
4. Clique em “Criar uma lista”;


Foto: Reprodução
Lista de amigos no Facebook
5. Insira um nome para a lista (família, trabalho etc.), selecione os amigos que deseja inserir nesta lista e clique em “Criar Lista”;
6.
Caso queira adicionar ou remover amigos de uma lista basta selecioná-la no canto esquerdo e em seguida clicar em “Adicionar vários”.
Depois de criar listas, você pode usar o recurso do cadeado para limitar a divulgação de qualquer item (status, fotos, links etc.) a um determinado grupo de amigos. Veja como fazer isso.
1. Clique no cadeado que fica ao lado do botão compartilhar.
2. Selecione “Personalizar”.
3. Agora escolha se quer mostrar ou ocultar tal publicação para determinada lista e insira no campo “Estas pessoas” o nome dela.
4. Clique em “Salvar configuração”.

Como usar o Facebook no celular

A rede social mais popular do mundo cresce também nos celulares. E quem não consegue se desligar das atualizações da rede em nenhum momento conta com vários meios para acessar o Facebook a partir do celular. Veja quais são eles.

Site

Qualquer aparelho celular com um navegador pode ser usado para acessar o Facebook por meio da versão móvel do site (m.facebook.com). Mas a experiência de navegação no site vai depender muito do tamanho da tela e dos recursos do aparelho. Em aparelhos mais básicos e com tela pequena o site do Facebook pode ser praticamente inútil.

Celulares Básicos

Até bem pouco tempo o Facebook não tinha um aplicativo especificamente para aparelhos básicos. Isso mudou no mês passado, quando a rede social lançou um aplicativo baseado em Java compatível com mais de dois mil modelos de celular.
Para verificar se seu aparelho é compatível com o aplicativo e baixá-lo, o usuário deve acessar a página de instruções para celulares do Facebook.



iPhone, Android e BlackBerry
A experiência de navegação no site móvel nesses aparelhos é boa. Mas o ideal é usar os aplicativos criados pelo Facebook para cada plataforma. Em alguns casos ele já vem instalado no aparelho. Se precisar baixar, os aplicativos estão disponíveis na App Store (iPhone), Android Market (Android) e App World (BlackBerry).


Como encontrar jogos e aplicativos no Facebook

O Facebook possui uma extensa lista de jobos e aplicativos. Entre eles estão nomes populares, como FarmVille e Mafia Wars, além de aplicativos mais voltados para compartilhamento de conteúdo. Muitos desses aplicativos são criados para vender algum produto ou serviço. Outros podem podem usar seu e-mail e mural dos seus amigos para enviar spam. Por isso, fique atento antes de dar permissão a um aplicativo para acessar dados de sua conta.

Quando encontrar um aplicativo de seu interesse, é recomendável acessar a configuração do aplicativo e desabilitar publicações automáticas. Assim, você não incomoda seus amigos com mensagens desnecessárias. Se não encontrar esta opção, suspeite das intenções reais do aplicativo.

Para encontrar jogos e aplicativos no Facebook, faça o seguinte:
1. Na página inicial, clique em “Aplicativos” no canto esquerdo;
2. Clique em “Diretórios de aplicativo” na parte inferior central;

Foto: Reprodução
Aplicativos no Facebook
3. Para procurar algo específico selecione o tipo do aplicativo desejado no menu lateral esquerdo ou insira o nome ou palavra-chave relacionada ao aplicativo no campo de busca. Além de aplicativos para o próprio Facebook e protótipos em fase de teste, é possível encontrar aplicativos para dispositivos móveis e computadores, assim como outros que conectam o Facebook a sites de terceiros.

Para instalar um aplicativo faça o seguinte:
1. Selecione o aplicativo desejado;
2. Clique em “Ir para o aplicativo” na parte superior central da página de informações do aplicativo;
3. Após verificar e estar de acordo com as ações e coleta de informações que o aplicativo realizará, clique em “Permitir”;
4. Pronto, usufrua do aplicativo e não se esqueça de configurá-lo para não realizar publicações automáticas no mural de amigos.

Como evitar e-mails indesejáveis no Facebook

Por padrão, o Facebook envia por e-mail notificações de novas amizades e publicações no mural do usuário. Mas o número de e-mails pode aumentar bastante, caso o internauta participe de grupos ou tenha uma foto muito comentada.

Para evitar a enxurrada de e-mails e receber apenas mensagens importantes é preciso editar os ajustes de notificação do Facebook. Veja como fazer isso.
1. Clique em “Conta” no canto direito superior.
2. Selecione “Configurações de conta”.
3. Clique na aba “Notificações”.
4. Aparecerá uma lista de possíveis notificações para cada atividade. Marque ou desmarque as caixas de seleção conforme desejado.
5. Clique em “Salvar alterações” no fim da página para finalizar a configuração.

Como integrar Facebook e Twitter

Facebook e Twitter estão entre os serviços mais populares entre usuários de redes sociais. E um mecanismo de vinculação permite que textos publicados no perfil do Twitter sejam compartilhados também no Facebook. Veja a seguir como vincular seu perfil do Facebook ao Twitter.

1. Acesse a página de integração do Facebook com o Twitter
.2. Clique em “Sign in with Twitter”.
3. Insira o usuário e senha de sua conta do Twitter e clique em “Permitir”.
4. Caso concorde com as solicitações, clique em “Permitir”.
5. Para finalizar, marque conforme desejado as caixas de seleção para publicar atualizações no seu perfil ou numa página (fan Page). Clique em “Share a link” caso queira divulgar no mural seu endereço do Twitter.

Nível Avançado

Como criar e participar de grupos no Facebook

Os grupos no Facebook têm função similar às comunidades do Orkut. São páginas em que são debatidos assuntos de interesse dos membros do grupo. Os grupos funcionam de maneira muito parecida com o próprio perfil de usuários, mas têm algumas funções adicionais para divulgação.
Para criar um grupo faça siga o procedimento abaixo:
1. Na página inicial clique em “Criar grupo...” no menu do lado esquerdo.
2. Insira o nome do grupo no campo indicado e escolha um ícone.
3. Insira o nome dos membros ou listas para receberem um convite para participarem do grupo.
4. Escolha qual o tipo do grupo.
4.1. Aberto – qualquer usuário pode encontrar o grupo, ver a lista de membros e ler o conteúdo.
4.2. Fechado – se diferencia do aberto somente pela impossibilidade de leitura do conteúdo caso não seja um membro do grupo.
4.3. Secreto – somente membros podem encontrar o grupo, ver a lista de membros e ler o conteúdo.
5. Clique em “Criar”.
Caso queira participar de um grupo feito por terceiros faça o seguinte:
1. Insira um nome ou descrição sobre o assunto no campo de busca deo Facebook.
2. Clique na lupa ou “Ver mais resultados para...”.
3. No canto esquerdo selecione “Grupos” para filtrar os resultados obtidos.
4. Clique em “+1 Pedir para participar” ao lado do grupo escolhido.

Como criar páginas de empresas no Facebook

As páginas do Facebook foram criadas para que proprietários ou representantes oficiais de empresas, grupos musicais, comércios locais e outras entidades tenham um canal de comunicação dentro da rede social. O usuário que ser torna fã dessas páginas (chamadas de Fan Pages) recebem atualizações e podem interagir com o conteúdo publicado.

As Fan Pages se parecem bastante com os grupos do Facebook, mas possuem algumas características próprias. Uma delas é o fato de ficar sempre visível a todos os usuários. Além disso, o Facebook constantemente checa as páginas para se certificar de que elas estão sendo gerenciadas pela pessoa correta.
Boa práticas para uma Fan Page
O primeiro cuidado para quem vai criar uma Fan Page é escolher bem o nome da página. Isso é importante porque o Facebook dificulta muito a sua alteração posterior.


Foto: Reprodução
Fan Page do seriado Big Bang Theory
Escolha uma imagem de perfil da página que represente seu negócio com tamanho máximo de180 (largura) x 540 (altura). É interessante para alguns negócios explorar bem esta amplitude vertical disponível, enquanto em outros a imagem pequena já é o suficiente.
Aproveite a criação da página para divulgar outras iniciativas online (página da empres, perfil no Twitter, canal no YouTube etc.). Informar horários de funcionamento e formas de contato também é uma boa prática. Ofereça ainda opções para que os seguidores recebam boletins informativos e promoções.
Outro ponto crucial das Fan Pages está nas estatísticas de acesso. É importante acompanhar detalhadamente os relatórios enviados pelo Facebook com informações como usuários ativos no mês e números de novos fãs, entre outros dados.
Veja a seguir como criar uma Fan Page.
1. Acesse a página de criação de Fan Pages.
2. Escolha o setor de seu negócio e preencha os campos solicitados.
3. Marque a caixa de seleção dos termos e condições.
4. Clique em começar.
A partir daí, insira as informações conforme feito na criação do perfil pessoal do Facebook.
Outro recurso interessante da Fan Page é a possibilidade de criar um ícone personalizado para acompanhar os links e textos divulgados na página.
Por padrão, o Facebook seleciona como miniatura uma área de 50 x 50 pixels da imagem do perfil, mas nem sempre a parte enquadrada automaticamente compõe o melhor visual da imagem de seu negócio.
Para alterar a imagem, faça o seguinte:
1. Passe o mouse em cima da foto e clique em “Trocar imagem” no canto direito superior.
2. Cliquem “Editar Miniatura”.
3. Arraste a imagem para enquadrá-la conforme desejar ou clique em “Ajustar” para que esta apareça por inteiro.
4. Clique em “Salvar”.

Tutorial Feito por: Matsuura
Site: www.matsuura.com.br

 

 



 


Comentários