Pular para o conteúdo principal

Ladrões usam Facebook para saber quando você sai de casa

Por conta da popularização dos sites de relacionamentos e da cultura do compartilhamento virtual, parece não haver limites para a enorme quantidade de informações pessoais publicadas nas redes sociais.

Jovem no Facebook (Foto: Reprodução) 
Cuidado com o conteúdo que você divulga na web (Foto: Reprodução)
 
Embora tal comportamento seja considerado normal atualmente, no entanto, boa parte desses dados compartilhados podem comprometer os usuários e colocá-los em riscos.

Uma pesquisa com ex-criminosos, realizada pela empresa de segurança Friedland, revelou que, para 80% dos entrevistados, as redes sociais como Twitter e Facebook são as principais fontes de investigação de assaltantes de residências. Segundo o estudo, algumas das informações postadas nesses sites ajudam os criminosos a ficarem informados, por exemplo, quando os proprietários das residências estão ausentes.

Sobretudo, mais da metade dos entrevistados disseram que um dos erros comuns dos internautas em sites de compartilhamento é disponibilizar informações como endereços e fazer check-in, via Foursquare, nos locais em que costuma ir. Bem como atualizar fotos de lugares diferentes durante as férias.

Além disso, cerca de 3/4 dos ex-assaltantes entrevistados acreditam que o Google Street View , serviço de visualização de ruas da gigante de buscas, também tem papel significativo nos assaltos às residencies.

Para Jonathan Lim, especialista em segurança da Friedland, "a pesquisa foi importante para dar acesso a um grupo exclusivo da sociedade e esclarecer mais sobre os hábitos dos assaltantes de hoje.

"Os resultados têm dividido alguns dos pensamento mais comuns associados aos assaltos", disse.

A pesquisa revelou, ainda, os erros mais comuns feitos pelos proprietários, aos olhos dos ex-assaltantes. Na lista, hábitos como deixar as janelas abertas e objetos de valor em locais visíveis são os mais perigosos.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/11/ladroes-usam-facebook-para-saber-quando-voce-sai-de-casa.html

Comentários