Pular para o conteúdo principal

Autoformatação de Tabelas no LibreOffice Writer

No dia 04/11 publiquei uma dica de utilizar e instalar o LibreOffice  e aproveitando esse gancho,  escrevo essa dica de autoformatação de tabelas.


A tabela está pronta, mas ficou com cara de anêmica… Como essa tabela faz parte de um relatório que quero causar uma boa impressão (não adianta pensar que é para puxar saco, que não é. Quero o melhor para o meu querido chefe), vou dar-lhe uma aparência de 3D. Para tal vou alternar matizes de cinza no fundo das linhas e nas margens. Vamos à primeira linha de dados (cabeçalho e rodapés ficam para depois), vou fazê-la com fundo cinza 30% e com a margem inferior cinza 70%.

Neste ponto devo dar um aviso a ideia a seguir é muito boa, a formatação é muito legal, mas não tem nada a ver com o escopo do artigo, que é o mais importante. Então se você perder o saco de ler lá pelo meio do texto, pule para a seção Pulo do Gato que é pequenininha e vale a pena ler. 

Formatação 3D de tabelas

Para isso marque a linha, e faça Tabela » Propriedades da tabela e escolha a aba Plano de fundo.


Uma vez selecionado a cor cinza 30%, clique na aba Bordas:


Como você pode ver pela figura acima somente a borda inferior foi selecionada e a ela atribuímos uma largura de 0,50 pt e na cor cinza 70%. após clicar no botão OK, a tabela ficará assim:

Por enquanto você mal consegue ver a borda inferior. Agora vamos fazer o mesmo procedimento com a 2ª linha, mas vamos colocar cor de fundo cinza 40% e cor da borda inferior cinza 20%. Após ter feito isso, sua tabela estará assim:
Como as linhas ímpares têm o mesmo formato, vamos copiar o formato da linha 1 para a linha 3 usando o pincel de estilo  . Primeiramente marcamos a linha 1, clicamos no pincel e em seguida o esfregamos por toda a linha 3. Veja o resultado:
Como você pode notar, já está dando uma sensação de sanfona, que chamo de 3D. Essa ideia é causada pelo fato de imaginarmos sempre uma luz entrando pelo canto superior esquerdo das figuras e assim sendo, uma linha mais funda, seria sombreada e por isso mais escura e na passagem de uma clara para a escura a borda é bem escura e no sentido oposto é bem clara.

Caso tivéssemos mais linhas, esse efeito seria mais fácil de ver. Mas ainda falta fazer cabeçalho e rodapé. Vou fazê-los com fundo cinza 70% e fontes amarelas negritadas, sendo que o cabeçalho terá uma fonte um ponto maior. Vejam o resultado final:


Pronto, está uma obra de arte, mas como você pôde ver será extremamente sacal fazer tudo de novo. Para fazer isso em cada tabela que você for encaminhar ao seu chefe, você tem de ser muito puxa saco mesmo! Porém aí vem o 

Pulo do Gato 

Tudo que disse aí acima sobre ser um saco repetir todos esses passos é verdadeiro caso você use uma suíte proprietária, mas como você é um cara inteligente, certamente usa LibreOffice e assim sendo o que você deve fazer agora é marcar toda a tabela e em seguida fazer: Tabela » Autoformatar


Para criar uma nova autoformatação, basta clicar em Adicionar. Nesse momento aparecerá por cima deste diálogo a caixa Adicionar autoformatação. Basta escolher o nome (repare que escolhi Tab3D).

Da próxima vez que você for montar outra tabela (digamos 8×4) e desejar usar esta formatação faça: Tabela » Inserir » Tabela escolha as quantidades de linhas e de colunas, clique em Autoformatar e no diálogo de autoformatação que surgirá, escolha o nome que você usou para salvar o formato da tabela.


Eu batizei a minha com o nome de Tab3D e após escolhê-lo e clicar em OK, veio a tabela a seguir:


Que basta preencher com os novos dados.

Senhores eu uso demais este artifício que é muito pouco conhecido. Espero que vocês gostem e o usem demais, mas por favor criem uns formatos bem complicados, só para gozar os usuários da suíte proprietária.

Comentários