Pular para o conteúdo principal

LibreOffice 4.3 Lançado!

Berlim, 30 de julho de 2014 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.3, o oitavo lançamento da suíte office livre após o nascimento do projeto em setembro de 2010, e do esforço combinado de milhares de voluntários e centenas de desenvolvedores. O programa chegou a um nível de maturidade que o torna adequado para todo tipo de instalação, especialmente com o suporte e orientação de empresas especializadas no software.
O LibreOffice 4.3 oferece um vasto número de melhorias e novas funcionalidades:
Interoperabilidade de Documentos: suporte ao OOXML Strict, melhorias na parte gráfica do OOXML (DrawingML, fontes temáticas, preservação dos estilos de desenho e atributos), incorporação de arquivos OOXML dentro de outro arquivo OOXML, suporte a 30 novas funções do Excel, suporte a planilhas e banco de dados do MSWorks, e formatos de arquivos legados do Mac, tais como o ClarisWorks, ClarisResolve, MacWorks, SuperPaint, e muito mais.
Gerenciamento de Comentários: Os comentários podem agora serem impressos na margem do documento e podem ser formatados, bem como podem ser exportados e importados – em documentos ODF, DOC, OOXML e RTF, para aumentar a produtividade e atingir uma colaboração mais efetiva.
Planilhas mais Intuitivas: O Calc permite agora executar muitas tarefas mais intuitivamente, graças ao destaque inteligente das células nas fórmulas, a exibição do número de linhas e colunas selecionadas na barra de status, a capacidade de inciar a edição de uma célula com o conteúdo da célula acima, e os modelos de conversão de texto selecionáveis pelo usuário.
Modelos 3D no Impress: Temos suporte para modelos 3D animados no novo padrão aberto glTF, bem como o suporte inicial a arquivos Collada e kmz disponíveis no Google Warehouse, para acrescentar um visual novo e animações nas palestras (por enquanto o suporte deste recurso é no Windows e no Linux). Visual natural no MacOS X: O plano de fundo das barras de ferramentas são agora calculadas nativamente no OSX, o que oferece um visual natural muito aguardado nesta plataforma.
O LibreOffice 4.3 também suporta parágrafos “monstros”, que excedem 65,000 caracteres (um exemplo de um bug antigo de 11 anos que finalmente pode ser resolvido com a modernização do código fonte do LibreOffice).
Além disso, a acessibilidade melhorou definitivamente e se tornou padrão com a incorporação definitiva do framework IBM’s iAccessible2. A lista completa de novidades e melhorias está nesta página:https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.3/pt-br
Para baixar o LibreOffice 4.3 acesse: https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/

Comentários