Pular para o conteúdo principal

LibreOffice em Android

Graças ao Smoose , estamos agora em condições de fazer algum progresso real com a versão Android do LibreOffice. A idéia é primeiro criar um visualizador de documentos do LibreOffice, que é capaz de exibir qualquer tipo de documento que é suportado pelo LibreOffice. Em seguida construir sobre isso e fornecer mais recursos e, eventualmente, editando. O próprio aplicativo deve ser um aplicativo nativo para Android e usar LibreOffice (interface através LibreOfficeKit) para fornecer telhas de uma documentos prestados e outras peças necessárias. No último par de semanas tenho vindo a trabalhar para tornar esse plano uma realidade. 

O primeiro objetivo é preparar a base do aplicativo, então eu usei o Fennec (Firefox para Android) código fonte. Fennec já resolve muitos dos problemas que teria de resolver - especialmente sobre desenho de azulejos, toque manuseio, rolagem, ferramentas e tirou o resto, que não será necessário ou necessário mais tarde no desenvolvimento. As chamadas para Gecko (motor de renderização em Firefox) foram substituídos com a nossa própria implementação ou em Java ou uma fachada para LibreOfficeKit. Ao utilizar um mock telhas de documentos (telhas do documento que fazem parte dos ativos da aplicação) que eu era capaz de fazer o trabalho de aplicação, sem realmente a interface com o LibreOffice ainda. Com esta aplicação parecia algo como isto:


Nesta fase, a aplicação foi capaz de mostrar um documento simulado com rolagem de trabalho e manipulação de toque. O próximo grande passo foi a integração do LibreOffice e escrever uma fachada JNI para LibreOfficeKit para que um documento real, proferida pelo LibreOffice pode ser exibido em uma tela. Com uma grande ajuda de kendy conseguimos integrar LibreOffice e inicializar corretamente LibreOfficeKit. Depois que o documento LibreOffice prestados verdadeira apareceu:

Veja aplicação em vídeo de ação aqui  e  aqui . Finalmente alguns resultados! Existem alguns problemas nas fronteiras da telha, mas isso vai ser finalmente resolvido.  O aplicativo usa OpenGL ES 2 para renderização de modo que a experiência do usuário é bom para a maioria das partes (ainda há coisas para otimizar). Este é o estado atual do aplicativo, mas ainda está longe de terminar, contudo, uma série de desafios técnicos bastante difíceis foram resolvidos e verdadeiro desenvolvimento e polimento pode agora começar. Próximos passos são limpar e refazer um monte de código, integrar partes úteis da tentativa anterior (LibreOffice4Android), carregamento de telha sintonia e invalidação (quando carregar ou remover os azulejos), fazendo peças assíncrona para reduzir o bloqueio e melhorar a experiência do usuário, seleção de texto e copiar / colar, ... Estou realmente animado com o que temos conseguido e realmente ansioso para ver onde vamos a partir daqui. Na época do LibreOffice 4.4 devemos ter um trabalho e aplicação visualizador de documentos polido pronto. Obrigado novamente a  Smoose  para financiamento para o trabalho sobre este importante passo!  Tomaž

Comentários

Postar um comentário