Pular para o conteúdo principal

Projeto Linux Completa 23 Anos Hoje, Parabéns Linux!

O projeto Linux acaba de completar 23 anos e é o maior esforço de colaboração no mundo, com milhares de pessoas trabalhando nisso.

Em 1991, um jovem programador chamado Linus Torvalds queria fazer um sistema operacional livre que não ia ser tão grande quanto o projeto GNU e que era apenas um hobby. Ele começou algo que viria a ser o sistema operacional de maior sucesso no planeta, mas ninguém teria sido capaz de adivinhar-lo de volta depois. Linus Torvalds enviou um e-mail em 25 de agosto de 1991, pedindo ajuda para testar sua nova operação sistema. 

As coisas não mudaram tanto assim nesse meio tempo e ele ainda envia e-mails sobre o novo Linux libera, apesar de naquela época não se chamava assim. "Eu estou fazendo um sistema operacional (livre) (apenas um hobby. Este tem sido preparado desde abril, e está começando a ficar pronto. Gostaria qualquer feedback sobre coisas que as pessoas gostam / não gostam no minix, como meu OS se parece com ela um pouco (mesmo layout físico do sistema de arquivos (devido a razões práticas) entre outras coisas). Tenho atualmente portado bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem funcionar. Isso significa que eu vou conseguir algo prático dentro de alguns meses, e eu gostaria de saber quais as características que a maioria das pessoas gostaria Todas as sugestões são bem-vindos, mas não vou prometer que vou implementá-las:-).. PS Sim - é livre de qualquer minix código, e ele tem um fs multi-threaded NÃO é protable (usa 386 tarefa de comutação etc), e provavelmente nunca vai apoiar qualquer coisa que não seja AT-discos rígidos, já que é tudo o que tenho.:-(" escreveu Linus Torvalds. 

Este é o e-mail inteiro que começou tudo isso, apesar de ser interessante ver como as coisas evoluíram desde então. O sistema operacional Linux pegou, especialmente no mercado de servidores, mas o poder do Linux também se estendeu em outras áreas . Na verdade, é difícil encontrar qualquer tecnologia que não tenha sido influenciado por um sistema operacional Linux. Celulares, TVs, geladeiras, microcomputadores, consoles, tablets e basicamente tudo o que tem um chip em que é capaz de rodar Linux ou já tem algum tipo de sistema operacional baseado em Linux instalado. Linux é onipresente em bilhões de dispositivos e sua influência está crescendo a cada ano de forma exponencial. Você pode pensar que Linus é também o homem mais rico do planeta, mas lembre-se, o Linux é software livre e qualquer pessoa pode usá-lo, modificá-lo e fazer o dinheiro dele. Ele não fez isso por dinheiro. Linus Torvalds começou uma revolução em 1991, mas não terminou. Na verdade, você poderia dizer que está apenas começando.


Ver imagem no Twitter

Comentários