Pular para o conteúdo principal

Comunidade Ubuntu: Volte para o Software Livre

Saiu ontem 11 de Fevereiro de 2015,  o texto é do Anahuac de Paula Gil veiculado no site do softwarelivre.org, no site Br-Linux, Diolinux, no próprio site do Anahuac, entre outros.

Se foram um pouco mais de dois anos desde que a Canonical decidiu enganar todos seus usuários instalando um programa pernicioso, invasivo e espião, sem dizer nada a ninguém, em seu sistema operacional batizado de Ubuntu. O programa em questão monitora suas pesquisas e entrega para a Amazon. Parou de fazer isso? Não faz a menor diferença.

Eu costumava provocar meus amigos Debianers que Ubuntu é uma palavra africana que significa "Debian bem feito". A resposta era imediata, me corrigindo: "Ubuntu significa não sei instalar Debian". Piadas e provocações a parte, Ubuntu significa "Sou o que sou pelo que nós somos". O sentido poético é inspirador, afinal de contas, Ubuntu, eu e você deveríamos ser uma simbiose. Um conjunto. Um círculo, sem inicio nem fim, onde todos tomos o que somos pero que todos somos.

Mas o que somos? Antes de existir a Canonical ou Ubuntu, já éramos uma comunidade de Software Livre, do Movimento Software Libre. Compartilhamento, amizade, camaradagem, liberdade, honestidade, era isso o que éramos. No Brasil fomos um dos grupos mais bem estruturados e unidos. Os laços tem haver com a cultura, a fé, a pobreza financeira, a riqueza de espírito, a humanidade e especialmente o desejo que querer o melhor para nossos semelhantes. Essa é a essência do Movimento social e político do Software Livre.

Ao longo do tempo aconteceu uma relação inversamente proporcional: quanto mais o Ubuntu evoluía como sistema operacional, menor era o compromisso da comunidade com os princípios do Software Livre. Ubuntu ficou mais fácil de instalar graças a seus drivers proprietários: a comunidade aceitou. A FSF denunciou o comportamento antiético e amoral da Canonical e a comunidade decidiu demonizar o Stallman. O kernel do Ubuntu é o que mais tem códigos não livres e a comunidade parece gostar cada vez mais.

Em 2012, depois das denúncias da FSF eu deixei de usar Ubuntu. Convidei e continuo convidando muitos a fazerem o mesmo, afinal o conjunto Software Privativo + Spyware + Comportamento de Microsoft, não coaduna com os princípios do Software Livre. Até escrevi um outro artigo dando os detalhes chamado "A Microsoftização da Canonical". Tenho alertado, pedido, conversado, escrito e palestrado. Mas parece que quanto mais eu falo, menos efeito tem. Até mesmo mega eventos de Software Livre como o FISL e o Latinoware insistem em fazer amplo uso e propaganda da distribuição. É como se não usar Ubuntu fosse feio, impossível ou improvável. Percebo esse mesmo sentimento nos usuários dos produtos da Apple: sabem que não é correto, mas insistem em usar.

É claro que se pode esperar comportamento antiético e amoral das empresas. Elas foram criadas para isso. Em uma economia capitalista não devemos ser ingênuos, certo? Então porque a comunidade Ubuntu não reage? Como é possível que a maior comunidade defensora de Software Livre do Brasil não defenda mais Software Livre? Porque os milhares de ativistas que se esforçaram tanto para mostrar a seus amigos e parentes que usar GNU era melhor. Segurança, estabilidade, liberdade!

Liberdade de código. Aquela que garante e perpetua a liberdade através da GPL. Aquela que transforma a relação entre os fabricantes e os consumidores, empoderando os usuários, finalmente. Liberdade de código que tornou restrições de área em DVD's obsoleta, que fez engenharia reversa em diversas placas Wifi. Liberdade que leva ao compartilhamento, que leva à excelência, que transforma software em serviço e não em produto. Liberdade que abalou as colunas dos grandes monopólios.

A Comunidade Ubuntu  mudou? Claro que sim! Muito mais adeptos, muito mais usuários, muito mais computadores instalados. Então o saldo é positivo, pois mais pessoas entendem que a liberdade do software lhes garante qualidade computacional, lhes dão mais poder nas relações comerciais e assim promovemos uma sociedade mais justa, certo? Infelizmente o resultado não foi bem esse. É fato que o número de usuários cresceu geometricamente, mas a grande maioria não faz ideia do que usa, nem do benefícios do Software Livre. E todos os usuários de Ubuntu, sem exceção, estão usando Software Privativo.

Pode-se argumentar que os usuários comuns não devem saber dos detalhes. Eles não entenderiam. Ele querem que "a coisa" funcione e nada mais. Pode ser, mas o risco de não educar as massas, é que quando o perigo se apresentar, elas não saberão distinguir entre o que é realmente certo, parcialmente certo, parcialmente errado ou realmente errado. Elas continuarão a querer apenas que " a coisa" funcione. Esse é o "Calcanhar de Aquiles" da massificação de usuários.

Será que a Comunidade Ubuntu tem isso bem claro? Vocês estão distribuindo código fechado. Em vez de ajudar a libertar as pessoas, estão ajudando a aprisioná-las. Será que está claro que a complacência ao aceitar a presença de código privativo e do comportamento amoral da Canonical, terminam enfraquecendo todo o Movimento Software Livre me escala mundial?

Sejam honestos com vocês mesmos. Será que não perceberam que "aberto" virou sinônimo de livre? É open isso, open aquilo. Open, aberto não é o mesmo que livre. Algo aberto não muda a forma das pessoas pensarem, apenas ajusta a forma de resolver problemas. Afinal de contas com acesso ao código e produzindo colaborativamente os negócios gastam menos e obtém melhores resultados. Mas desde quando a Comunidade Ubuntu passou a priorizar o desempenho das empresas em detrimento dos respeito às liberdades do usuários? Desde quando a ideia era facilitar a instalação do sistema operacional GNU, em detrimento do entendimento de seus princípios éticos e filosóficos?

Este é um apelo a toda a Comunidade Ubuntu para que usem sua tenacidade, capacidade de mobilização, perseverança, doação e espírito, para mudar de distribuição. Mostrem a Canonical que a Comunidade Software Livre é muito maior e mais poderosa do que ela. Mostrem que o que vale é o Software Livre e tudo que ele representa e não "um rosto bonito", que nos engana, maltrata e desrespeita. Escolham uma outra distribuição realmente comprometida.

Não somos ingênuos. Sabemos que o caminho é árduo. A batalha é sangrenta. O esforço é hercúleo. Mas podemos sim resgatar quele sentimento, aquela convicção de que se esta fazendo a coisa certa e não o mais fácil. Este é um convite para subirmos o Monte Everest mais uma vez. Desta vez do jeito certo.

Já imaginaram o recado que a Comunidade Ubuntu se intitulasse Comunidade GNU?

Saudações Livres!

Fonte: sofftwarelivre.org 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instale o Telegram Desktop 0.8

Telegram Desktop é um software livre cliente multi-plataforma para o GNU\ Linux, Windows e Mac OS. O cliente tem suporte para notificações , enviar mensagens e arquivos de mídia e inserção de emoji . Enquanto o cliente Telegram desktop ainda está em desenvolvimento , que permite aos usuários enviar e receber mensagens a partir do desktop Linux, tem um recurso para sincronização em todas as plataformas com suporte , para que você possa ler as suas notificações móveis , tanto do computador e telefone , sem faltar nada. Além disso, tem o apoio de transferência de arquivos e os usuários podem criar grupos de até 200 pessoas e enviar mensagens .   A última versão disponível é Telegram do Desktop 0.8 , que foi lançado recentemente, vindo com mudanças, algumas são:   Adicionado comentário mensagens antes de encaminhadas;   Hashtags sugestões em novos campos de mensagens e de busca (com base em pesquisas recentes); Bot...

Como Instalar a Fonte ttf-mscorefonts (Times New Roman, Arial, etc) no Ubuntu, Linux Mint e Derivados

Quando instalamos uma distribuição GNU/Linuxmsabemos que vem o LibreOffice por padrão porém geralmente não vem instalado a fonte ttf-mscorefonts que contém as fontes Times New Roman, Arial, etc, como essas fontes são muito útil para os universitários, pelo mundo corporativo e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exige que os trabalhos sejam entregues nas fontes Times New Roman e Arial, por meio desta postagem espero pode ajudar a todos com a instalação da fonte ttf-mscorefonts que contém essas fontes. Ao instalar o GNU/Linux abra o terminal e execute o comando: $ sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer Leia os termos de uso e avance clicando em “Ok” Agora aceite os termos de uso clicando em “Sim” Pronto agora abra o LibreOffice e veja se as fontes Times New Roman, Arial estão instaladas. Caso ocorra algum erro ou precisa reinstalar, execute: $ sudo apt-get install --reinstall ttf-mscorefonts-installer

Aprenda a apagar as linhas vazias no LibreOffice Calc

Estes dias eu precisei realizar uma tarefe um tanto quanto inusitada: apagar as linhas vazias de uma planilha do LibreOffice Calc. E após ter pesquisado muito na internet (além de ter tendado de todas as formas fazer isso), acabei achando a  solução nesta lista de discussão . Basicamente, este procedimento é possível através da implementação de Macros no LibreOffice.  Mas o que são Macros? Os Macros são definidos na programação como um padrão de entrada que é substituído por um novo padrão de saída, e podem ser aplicados como recurso de linguagem em programação, em planilhas, serem aplicadas para converter entradas periféricas em comandos e ações dentro do sistema operacional. Em outras palavras, os Macros são códigos que tem a finalidade de “pegar algo” afim de “transformar em outro algo”. Abaixo iremos detalhar em um passo-a-passo o procedimento para implementação de uma Macro no Calc que irá permitir-nos apagar linhas vazia dentro das nossas planilhas. Vamos l...

Como Instalar a Fonte ttf-mscorefonts (Times New Roman, Arial, etc) no Ubuntu, Linux Mint e Derivados

Quando instalamos uma distribuição GNU/Linuxmsabemos que vem o LibreOffice por padrão porém geralmente não vem instalado a fonte ttf-mscorefonts que contém as fontes Times New Roman, Arial, etc, como essas fontes são muito útil para os universitários, pelo mundo corporativo e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exige que os trabalhos sejam entregues nas fontes Times New Roman e Arial, por meio desta postagem espero pode ajudar a todos com a instalação da fonte ttf-mscorefonts que contém essas fontes. Ao instalar o GNU/Linux abra o terminal e execute o comando: $ sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer Leia os termos de uso e avance clicando em “Ok” Agora aceite os termos de uso clicando em “Sim” Pronto agora abra o LibreOffice e veja se as fontes Times New Roman, Arial estão instaladas. Caso ocorra algum erro ou precisa reinstalar, execute: $ sudo apt-get install --reinstall ttf-mscorefonts-installer

Como Instalar o Gophish (Um Guia para Entender o Conceito de Phishing e Como se Proteger Dele)

  O que é Gophish? Gophish é uma ferramenta de código aberto que permite aos usuários realizar campanhas de engenharia social para coletar credenciais de autenticação e outros dados confidenciais (phishing). Esta ferramenta foi projetada para ser usada por pesquisadores de segurança para melhorar a segurança da rede. Gophish foi criado em 2016 por Jordan Wright, um pesquisador de segurança baseado em San Francisco, EUA. Sendo também uma das melhores ferramentas do mercado para realizar testes de segurança contra phishing, caso seja utilizado de forma fraudulenta.   Como Gophish funciona? O Gophish é executado em um servidor, o que significa que você precisa ter acesso a um servidor para usar a ferramenta. Depois de configurada, a ferramenta pode ser usada para criar simulações de phishing com diferentes tipos de conteúdo, como mensagens de e-mail, páginas da web e mensagens de texto. Esses exercícios de phishing são enviados aos destinatários pretendidos, que são os usuár...

Como Instalar o SuperTuxKart 1.1

SuperTuxKart é um jogo de corrida disponível para Linux, Windows e Mac OS X. A versão mais recente disponível é SuperTuxKart 1.1 , que vem com uma lista enorme de recursos e algumas podem ser vistas abaixo: Melhor manipulação multiplayer online; Melhorias na interface do usuário; A nova arena “Pumpkin Park”; Melhor suporte móvel; A capacidade de exibir emojis e vários outros recursos; Em relação à rede e Internet, há suporte para IPv6, suporte de IA para servidores de rede local,; Vários problemas de atraso resolvidos e outras melhorias.   Para saber todas as mudanças clique aqui . Para instalar SuperTuxKart 1.1 no Ubuntu, Linux Mint , Elementary OS e derivados, execute:   $ sudo add-apt-repository ppa:stk/dev $ sudo apt-get update $ sudo apt-get install supertuxkart 

FLISOL-DF 2024 Inscrições Abertas!

FLISOL-DF 2024, será no dia 27 de abril no Centro Universitário Estácio de Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos links abaixo: Participante: https://flisoldf.blog.br/inscreva-se/ Submissão de palestras: https://flisoldf.blog.br/submissao-de-palestras/ Colaborador: https://flisoldf.blog.br/quero-colaborar/   Mais informações podem ser vistas no site oficial do evento: https://flisoldf.blog.br/  

Comandos Úteis para o Linux Mint, Ubuntu e Derivados

Alguns dias sugeriram que eu postasse alguns comandos uteis  utilizados no Linux Mint e para o Ubuntu, mas com tantas distros baseadas no Ubuntu esses comandos também podem ser utilizados nas distros como: Ubuntu 15.04, Ubuntu 14.10, Ubuntu 14.04 , Linux Mint 17.2, Linux Mint 17.1, Linux Mint 17, Pinguy OS 14.04, Elementary OS 0.3, Deepin 2014, Peppermint Five, LXLE 14.04 and Linux Lite 2 2 , DuZeru, Kaiana e derivados . Segue alguns comandos importantes para manutenção do sistema, principalmente para usuários iniciantes... 1- Atualizar a lista de pacotes:  $ sudo apt-get update 2- Atualizar toda a distro:  $ sudo apt-get -f dist-upgrade ou update-manager -d -c 3- Instalar pacotes:  $ sudo apt-get install [nome do pacote] 4- Procurar arquivos corrompidos:  $ sudo apt-get check 5- Corrigir problemas de dependências, concluir instalação de pacotes pendentes e outros erros: $ sudo apt-get -f install 6- Se o comando sudo apt-get -f install nã...

Como Instalar o Kernel 5.13

F oi publicada a versão final do kernel 5.13 e algumas novidades desta versão são: Suporte inicial e inicial para Apple M1;   Novo módulo de segurança Linux "Landlock";   Suporte gráfico inicial para Alder Lake S. Suporte para AMD FreeSync HDMI;   Novo controlador de resfriamento Intel ; Suporte para Realtek RTL8156 e RTL8153D ; Novo suporte de controlador para controlador de jogo Luna da Amazon;   Suporte para touchpad e teclado para laptops Microsoft Surface recentes.   Para saber todas as novidades clique aqui .  Para instalar o Kernel 5.13 no Ubuntu, Linux Mint, Debian e sistemas derivados 64 Bits, execute: $ wget -c https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v5.13/amd64/linux-headers-5.13.0-051300_5.13.0-051300.202106272333_all.deb $ wget -c https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v5.13/amd64/linux-headers-5.13.0-051300-generic_5.13.0-051300.202106272333_amd64.deb $ wget -c https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v5.13/amd...

Certificado FLISOL-DF 2024 Liberado

Foi disponibilizado o link para baixar o certificado de Participante e de Palestrante do FLISOL-DF2024. Para baixar o seu clique no link: https://certified.flisol.app/ Para saber sobre os dados estatísticos do FLISOL 2024 clique no link: https://flisol.info/FLISOL2024/Brasil/Estatisticas