Berlim, 6 de fevereiro de 2025 – O LibreOffice 25.2, o novo grande lançamento do pacote de escritório gratuito e com suporte de voluntários para Windows (Intel, AMD e ARM), macOS (Apple Silicon e Intel) e Linux está disponível em nossa página de download. O LibreOffice é o melhor pacote de escritório para usuários que desejam manter o controle sobre seus softwares e documentos individuais, protegendo assim sua privacidade e vida digital da interferência comercial e das estratégias de bloqueio da Big Tech.
O LibreOffice é o único pacote de escritório projetado para atender às necessidades reais do usuário – não apenas aos seus olhos. Ele oferece uma variedade de opções de interface para atender a diferentes hábitos do usuário, do tradicional ao moderno, e aproveita ao máximo os diferentes tamanhos de tela, otimizando o espaço disponível para colocar o número máximo de recursos a apenas um ou dois cliques de distância.
É também o único software para criação de documentos (que podem conter informações pessoais ou confidenciais) que respeita a privacidade do usuário, garantindo que o usuário possa decidir se e com quem compartilhar o conteúdo que cria, graças ao formato padrão e aberto que não é usado como uma ferramenta de bloqueio, forçando atualizações periódicas de software. Tudo isso com um conjunto de recursos comparável ao software líder do mercado e muito superior ao de qualquer concorrente.
O que torna o LibreOffice único é a Plataforma de Tecnologia LibreOffice, a única no mercado que permite o desenvolvimento consistente de versões para desktop, dispositivos móveis e nuvem – incluindo aquelas fornecidas por empresas do ecossistema – capaz de produzir documentos idênticos e totalmente interoperáveis com base nos dois padrões ISO disponíveis: o ODF aberto ou Open Document Format (ODT, ODS e ODP) e o Microsoft OOXML proprietário (DOCX, XLSX e PPTX). Este último esconde um grande número de complexidades de bloqueio artificiais (e desnecessárias) que criam problemas para usuários convencidos de que estão usando um formato padrão.
Novos recursos do LibreOffice 25.2
Privacidade
- O LibreOffice pode remover todas as informações pessoais associadas a qualquer documento (nomes de autores e carimbos de data/hora, hora da edição, nome e configuração da impressora, modelo de documento, autor e data para comentários e alterações rastreadas).
- O LibreOffice 25.2 pode ler e escrever ODF versão 1.4. Muitas melhorias de interoperabilidade com documentos OOXML proprietários.
- Agora é possível assinar documentos automaticamente após definir um certificado padrão.
- O Windows 7 e 8/8.1 são plataformas obsoletas, e o suporte será removido na versão 25.8.
- Extensões e recursos que dependem do Python não funcionarão no Windows 7.
- Melhorias no gerenciamento de Rastrear Alterações, para gerenciar um grande número de alterações em documentos longos.
- Os comentários agora são rastreados no Navegador quando você move o foco para os comentários, enquanto o redimensionamento da área que contém os comentários agora mostra um guia visual.
- Adicionadas opções para definir um nível de zoom padrão para abrir documentos, substituindo o nível armazenado nos documentos.
- Agora é possível excluir todo o conteúdo de um tipo de conteúdo (excluindo títulos) por meio do Navegador.
Calc
- Adição de uma caixa de diálogo “Manipular registros duplicados” para selecionar/remover registros duplicados no Calc.
- Tanto a caixa de diálogo Assistente de função quanto o deck da barra lateral de funções receberam melhorias na pesquisa e na experiência do usuário.
- Os modelos do Solver podem ser salvos em planilhas e o Solver é capaz de fornecer um relatório de análise de sensibilidade.
- Adição de novas opções de proteção de planilha relacionadas a tabelas dinâmicas, gráficos dinâmicos e filtros automáticos.
Impress & Draw
- Muitas melhorias em todos os modelos do Impress, que agora têm elementos visíveis (cor da fonte definida como preto) no Master Notes e no Handout.
- Os objetos podem ser centralizados no slide do Impress (ou na página do Draw) em uma única etapa.
- A repetição automática de slides agora pode ser ativada no modo de janela.
Interface do usuário
- A lista de arquivos usados recentemente agora tem uma caixa de seleção “[x] Somente módulo atual” que permite filtrar a lista.
- Os limites do objeto agora são alternados independentemente das Marcas de formatação.
- A cor dos caracteres não imprimíveis e a cor de fundo dos comentários podem ser personalizadas.
- Os itens padrão para listas não ordenadas (também conhecidos como marcadores) foram atualizados. Melhorias significativas nos temas do aplicativo.
Acessibilidade
- Níveis de aviso e erro aprimorados na Barra Lateral de Acessibilidade, com opção para ignorar avisos.
- Elementos da interface do usuário relatam um identificador acessível que pode ser usado por tecnologias assistivas.
- Windows: a acessibilidade é habilitada sempre que uma ferramenta consulta informações no nível de acessibilidade, e as relações acessíveis são relatadas corretamente.
- Linux: posições de elementos da IU (incluindo no Wayland) são relatadas corretamente no nível de acessibilidade.
Bibliotecas ScriptForge
- Uma coleção extensível e robusta de recursos de script de macro para serem invocados a partir de scripts Basic ou Python do usuário.
- Todo o conjunto de serviços (exceto quando a função nativa nativa interna é melhor) é disponibilizado para scripts Python com sintaxe e comportamento idênticos aos do Basic.
- A documentação em inglês das bibliotecas ScriptForge agora está parcialmente integrada nas páginas de ajuda do LibreOffice.
Todas as novidades e melhorias podem ser vistas clicando no link:https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/25.2
O LibreOffice 25.2.0 pode ser baixado imediatamente da página:https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/
Antes de instalar a versão 25.2.0 remova a versão atual pelo comando:
$ sudo apt-get purge libreoffice*
ou o comando:
# sudo apt-get remove --purge libreoffice*.*
O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads".
$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_25.2.0.3_Linux_x86-64_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb
Para instalar o pacote em Português:
$ cd LibreOffice_25.2.0.3_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb
Comentários
Postar um comentário