No contexto do gerenciamento de documentos digitais, acessível significa que um documento pode ser consultado sem quaisquer restrições relacionadas à capacidade de ver ou mover as mãos com destreza. Isso significa que as pessoas podem encontrar rapidamente o que estão procurando (títulos, listas, índices), entender o significado de gráficos e imagens graças a descrições, tabelas são simples e claras, e eles podem ler o texto porque o contraste é bom e os links fazem sentido mesmo fora do contexto.
Para alcançar esse resultado, que não discrimina as pessoas com base em suas características físicas, é necessário seguir algumas regras simples ao criar um documento. Obviamente, estamos falando do LibreOffice, embora as regras também se apliquem a outras suítes de escritório (embora, neste caso, o formato do documento seja proprietário e não padrão).
1. 1. Use estilos para títulos (não apenas texto em negrito)
- Os leitores de tela usam títulos para se movimentar pela página.
- Para fazer isso, selecione o título e escolha Cabeçalho 1 no menu suspenso de estilos, Título 2 para seções e Título 3 para subseções.
- Evite pular números, mas sempre siga a ordem 1, 2, 3.
2. 2. Criar listas usando os botões apropriados
- Dessa forma, os leitores de tela contam os itens corretamente.
- Para fazer isso, destaque os itens e clique no botão Lista Anulada ou Lista Numerada. Evite digitar pontos ou números manualmente.
3. Adicione texto alternativo a cada imagem, gráfico ou ícone
- Dessa forma, as pessoas que não conseguem ver a imagem ainda receberão a mensagem.
- Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na imagem, selecione Propriedades, selecione Opções e preencha o campo Alternativa (somente texto).
- Por exemplo: no caso de uma imagem, ‘foto da equipe: da esquerda para a direita, Sr. X, Sr. Y, e o Sr. Z’; no caso de um gráfico, “as vendas aumentaram a cada mês, e o quarto trimestre foi o mais alto com £ X milhões”.
4. 4. Crie tabelas simples
- Tabelas complexas são difíceis para os leitores de tela lerem.
- Para fazer isso, use a primeira linha para cabeçalhos (por exemplo: Nome e Data) e evite mesclar ou dividir células.
- Evite usar tabelas apenas para solicitar elementos dentro da página.
5. Criar links auto-explicativos
- Um link como “clique aqui” não diz nada a um leitor de tela.
- Para fazer isso, escreva a ação relacionada ao link como se fosse o próprio link.
- Por exemplo: “Baixar o relatório do orçamento (em formato ODF)”.
6. Defina a língua
- Isso permite que os leitores de tela pronunciem palavras corretamente.
- Para fazer isso para todo o documento, selecione o idioma na barra de status na parte inferior da tela.
- Para fazer isso para uma parte do documento, destaque o texto e selecione o idioma na barra de status na parte inferior da tela.
7. Use cores claras e contraste forte
- Os leitores de tela têm dificuldade em ler texto de baixo contraste.
- Para fazer isso, use texto escuro em um fundo claro e nunca use a cor sozinha para enfatizar o significado de uma palavra.
- Por exemplo: “Itens expirados são escritos em vermelho e rotulados como EXPIRADOS”.
8. Rotule todos os campos em quaisquer formulários
- Dessa forma, mesmo pessoas com deficiência visual ou cegas sabem o que digitar e onde.
- Para fazer isso, adicione um rótulo imediatamente antes do campo (por exemplo, endereço de e-mail) e mantenha uma ordem de guia lógica (de cima para baixo e da esquerda para a direita para idiomas ocidentais).
9. Adicione uma tabela de conteúdo a documentos mais longos
- Isso torna a navegação mais fácil e rápida.
- Para fazer isso, coloque o cursor onde você deseja, selecione Inserir, selecione Índice e aceite as configurações padrão.
- Para a tabela de conteúdo, são utilizados cabeçalhos de nível 1/2/3, portanto, o passo 1 é extremamente importante.

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