Pular para o conteúdo principal

Ubuntu exige Licença para o Linux Mint e outras Distribuições Derivadas


Não é novidade que o Ubuntu pede que uma licença seja assinada pelas distribuições derivadas dele, mas também não é novidade que ninguém dá atenção para esta licença, até porque ela não faz sentido. A vítima da vez foi o Linux Mint que utiliza os repositórios do Ubuntu além de seus próprios repositórios. A Canonical vem há cerca de um ano pedindo que o Linux Mint assine uma licença para utilizar seus repositórios.

A alegação da Canonical poderia até ter sentido se fosse como muitas outras empresas fazem, retirar as menções ao Ubuntu, assim como qualquer logotipo do Ubuntu, Canonical ou que tenham direitos reservados.

A explicação da Canonical para exigir esta licença tem relação ao uso dos pacotes binários, já compilados, mas como disse Jonathan Riddell, que cuida exatamente desta parte de licenciamento dos pacotes que entram no Kubuntu, esta exigência não tem sentido e é apenas FUD.

Sendo desta forma, a Canonical botou os pés pelas mãos mais uma vez ao exigir algo que, de certa forma, nem tem direito.

Fonte: Site Ubuntero

Comentários