Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Faça Uma Doação para o Blog "Software Livre Brasília-DF"

Vetores - Curso de Algoritmos #14


Vetores são Variáveis Compostas Homogêneas Unidimensionais, pois conseguem armazenar vários valores de um mesmo tipo em uma mesma variável.

Um vetor pode ter vários espaços internos, identificados por índices. A maneira correta de se declarar um vetor está na linha a seguir:

var V: vetor (1..10) de Inteiro

A linha acima vai declarar uma variável V com 10 posições. Para inserir um valor dentro do vetor acima, podemos realizar a seguinte atribuição:

V(1) := 100

Na linha acima, o valor 100 será colocado na posição 1 do vetor V.

Podemos também, permitir que o usuário digite os valores de cada posição, usando uma estrutura de repetição qualquer. Por exemplo:

Para c := 1 ate 10 faca Escreva Digite um valor: Leia V(c)
FimPara

A variável C do trecho acima será um valor inteiro que vai contar cada uma das 10 posições. O usuário digitará cada um dos 10 valores e eles serão armazenados no vetor.

Para maiores informações sobre o uso de vetores, com exercícios resolvidos e exercícios propostos, assista essa aula de 42 minutos com muita atenção e não deixe de praticar bastante.


Comentários