Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Como Instalar o Recurso Gráfico Mesa 18.1.5

A biblioteca de recursos gráficos MESA acaba de lançar sua versão mais recente, 18.1.5, que possui correções de erros significativas e muitas melhorias para o controlador RADV Radeon Vulkan e muitas outras para o controlador Intel ANV Vulkan, bem como melhorias para o RadeonSI i965 e até mesmo o driver R600g.

Para oferecer uma breve introdução, a Mesa é uma biblioteca gráfica de código aberto que começou a ser desenvolvida em 1993, o que oferece o OpenGL na prática. Mas também oferece APIs gráficas que estão sendo usadas hoje para a Vulkan, uma tendência com ótima projeção que esperamos seja o melhor para o Gnu Linux, uma vez que a OpenGL tem suas limitações.



Para instalar no Ubuntu, Linux Mint, Elementary OS e derivados, execute:

$ sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/updates
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install dist-upgrade 


Para verificar se já está usando a versão mais recente, execute o seguinte comando, que mostrará o número da versão da tabela do nosso sistema:

$ glxinfo | grep "OpenGL version"

Comentários