Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Atualizações do Document Liberation Project (DLP)

A The Document Foundation (TDF) supervisiona o Document Liberation Project (DLP) em português Projeto de Liberação de Documentos, que desenvolve bibliotecas de software para importar e exportar muitos formatos de arquivo diferentes. Se você tiver alguns documentos ou planilhas antigos de softwares de escritório legados, por exemplo, o DLP pode ajudá-lo a acessar esses dados, devolvendo-lhe o controle.

Muitos programas conhecidos de código aberto e livre usam bibliotecas DLP, como Inkscape, Scribus, Calligra e, claro, LibreOffice. Alguns dias atrás, houve algumas atualizações de DLP, então aqui está um resumo rápido:

libvisio 0.1.7

O libvisio é uma biblioteca que ajuda o software a importar documentos do aplicativo de diagramação e gráficos vetoriais do Microsoft Vision. Acontece isso:

  Nisso:

Na libvisio 0.1.7, várias correções de conversão foram feitas, e alguns vazamentos de memória foram conectados graças ao OSS-Fuzz. Confira as notas de lançamento completas aqui.

libabw 0.1.3

Enquanto isso, o libabw também foi atualizado. Esta é uma biblioteca para importar documentos do AbiWord, uma ferramenta de processamento de texto de software livre. No libabw 0.1.3, um erro de acesso à memória foi corrigido graças ao OSS-Fuzz, enquanto a expansão de entidades pelo analisador XML foi desativada, bem como uma medida preventiva.

Saiba mais e participe!

A comunidade de Liberação de Documentos está sempre à procura de ajuda: se você tiver documentos ou arquivos antigos em formatos legados que você não pode abrir (ou que não parecem certos quando abertos em ferramentas de software livre), informe o projeto! Você pode ajudar a comunidade a entender melhor os formatos de arquivo enviando exemplos e testando novos lançamentos.

Para saber mais sobre o DLP, assista o vídeo: 
 

Comentários