Pular para o conteúdo principal

Como Instalar o LibreOffice 6.3.0

A The Document Foundation anunciou no dia 07/08 o LibreOffice 6.3, uma versão aprimorada da família LibreOffice 6 (o LibreOffice 6.3 é o que tem de mais avançado em recursos de suites de escritório abertas, e desta forma está destinado a entusiastas de tecnologia, curiosos e usuários avançados) com melhor desempenho, grande quantidade de novos e melhores recursos, e interoperabilidade aprimorada com formatos de documentos proprietários:
  • O desempenho do Writer e do Calc foi aprimorado em 10 vezes segundo os documentos fornecidos pelos usuários: arquivos de texto com marcadores, tabelas e fontes embutidas, planilhas ODS e XLSX muito grandes, e arquivos Calc com funções PROCV estão mais rápidos. Salvar planilhas no formato XLS também ficou mais rápido.
  • A versão de abas compactas da interface de usuário Notebook bar, introduzida no LibreOffice 6.2 está disponível para o Calc, Writer, Impress e Draw. Ela deixa mais espaço para os documentos do usuário, planilhas e apresentações em laptops com telas largas. Além disso, a interface de usuário Contexto Único está pronta para o Writer e o Draw.

  • Uma nova lista de funções na barra de fórmulas substitui a antiga função SOMA no Calc, dando acesso rápido às funções usadas mais frequentes. Também foi criada a função FOURIER para calcular a transformada discreta de Fourier de um vetor de dados.
  • A exportação PDF foi aprimorada para atender ao padrão PDF/A-2, necessário para várias organizações para arquivamento a longo prazo. Além disso a edição de formulários PDF foi simplificada com a chegada do menu Formulário no Writer, reforçando um dos recursos mais poderosos do LibreOffice.
  • Os documentos podem agora serem censurados ou com informação sensível ocultada – por exemplo, dados pessoais – antes de exportar ou compartilhar o arquivo, para ajudar empresas ou organizações a atender a legislação regulatória.

  • No Windows, um modo de console novo foi acrescentado, com melhor saída de dados e de códigos de erro. Torna muito mais fácil quando usar o LibreOffice em processamento de lotes de arquivos tais como impressão ou conversão de formatos.
  • A interoperabilidade com os formatos proprietários do Microsoft Office foi aprimorada em muitas áreas com suporte à exportação de modelos de documentos DOTX e modelos de planilhas XLSX, importação de gráficos a partir de formas agrupadas DOCX DrawingML, importação e exportação de Smart Art no PowerPoint, e melhorias na importação de tabelas dinâmicas do XLSX.

Um vídeo com um resumo das novidades mais importantes do LibreOffice 6.3 está disponível e pode ser visto abaixo e para ler todas as melhorias acesse a wiki pelo link: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/6.3


Para instalar o LibreOffice 6.3.0 siga os passos abaixo:

O LibreOffice 6.3.0 pode ser baixado imediatamente da página:

Antes de instalar a versão 6.3.0 remova a versão atual pelo comando:

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:

# sudo apt-get remove --purge libreoffice*.*


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads".

Para Instalar o LibreOffice 6.3.0 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.3.0.4_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.3.0.4_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Para Instalar o LibreOffice 6.3.0 sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.3.0.4_Linux_x86-64_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.3.0.4_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice instalado remova e após a instalação do LibreOffice, caso ele não apareça reinicie a máquina.

Comentários