Pular para o conteúdo principal

Como Instalar o LibreOffice 6.4.0


Berlim, 29 de janeiro de 2020 - A The Document Foundation anuncia a disponibilidade do LibreOffice 6.4, uma nova versão importante que oferece melhor desempenho, especialmente ao abrir e salvar planilhas e apresentações, e excelente compatibilidade com arquivos DOCX, XLSX e PPTX.  O LibreOffice 6.4 representa a vantagem em termos de recursos para suítes de escritório de código-fonte aberto e, como tal, é voltado para entusiastas da tecnologia, adotantes iniciais e usuários avançados.

O LibreOffice oferece a maior compatibilidade na área de suítes de escritório, começando do suporte nativo para o Open Document Format (ODF) - com recursos superiores de segurança e interoperabilidade sobre formatos proprietários - até o suporte quase perfeito para arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Além disso, o LibreOffice inclui filtros para muitos formatos de documentos herdados e, como tal, é a melhor ferramenta de interoperabilidade do mercado.

Além disso, a nova versão fornece alguns novos recursos interessantes:
  • Ícones de aplicativos foram adicionados às miniaturas de documentos dentro do Start Center, facilitando o reconhecimento dos diferentes tipos de documentos. 
  • Um gerador de QR Code foi adicionado ao conjunto, facilitando a adição de códigos QR - que podem ser lidos por dispositivos móveis - aos documentos. 
  • Os menus de contexto de hiperlink foram unificados em todo o conjunto e agora fornecem as seguintes entradas de menu: Abra o hiperlink, edite o hiperlink, copie o local do hiperlink e remova o hiperlink. 
  • O novo recurso de redação automática permite ocultar dados confidenciais ou confidenciais em um documento com base em correspondências de texto ou expressão regular. 
  • O sistema de ajuda fornece resultados de pesquisa mais rápidos e precisos, enquanto muitas páginas de ajuda têm capturas de tela localizadas para uma melhor experiência do usuário. 
Writer:
  • Um painel de tabela foi adicionado à barra lateral. 
  • Os comentários agora podem ser marcados como resolvidos. Além disso, agora é possível adicionar comentários a imagens e gráficos dentro de documentos de texto. 
  •  O corte, cópia e colagem de tabelas foi aprimorado, com uma nova opção de menu Colar Especial "Colar como Tabela Aninhada". 
Calc:
  • As planilhas podem ser exportadas para uma única página PDF, para obter uma visão geral de todo o conteúdo, sem que ele esteja espalhado por várias páginas.

Impress e Draw:  

  • No menu Forma, uma nova opção chamada Consolidar texto combina várias caixas de texto selecionadas em uma única. Isso é útil se você estiver importando um PDF e o conteúdo do texto estiver dividido em várias caixas. 
O LibreOffice 6.4 é o primeiro novo lançamento disponível em 2020. Durante o ano, a comunidade celebrará o 10º aniversário da melhor suíte de escritório gratuito de todos os tempos em vários eventos de Software Livre e de Código Aberto (FOSS) na Europa, África, Ásia e Américas. Vários voluntários apresentarão os marcos do projeto e discutirão o futuro da suíte de escritório, na área de trabalho e na nuvem.

Um vídeo resumindo os principais novos recursos do LibreOffice 6.4 está disponível no YouTube que pode ser visto abaixo:



Uma lista mais abrangente dos novos recursos do LibreOffice 6.4 está disponível na página wiki das Notas da versão:https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/6.4

Kit de imprensa

O kit de imprensa, incluindo o white paper sobre formatos de documentos e capturas de tela em alta resolução, está aqui:https://nextcloud.documentfoundation.org/s/ZA4Y67yz6jBJSqz
 
 
Para instalar o LibreOffice 6.4.0 siga os passos abaixo:

O LibreOffice 6.4.0 pode ser baixado imediatamente da página:
https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/

Antes de instalar a versão 6.4.0 remova a versão atual pelo comando:

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:

# sudo apt-get remove --purge libreoffice*.*


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads".

Para Instalar o LibreOffice 6.4.0 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.4.0.3_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.4.0.3_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Para Instalar o LibreOffice 6.4.0 sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.4.0.3_Linux_x86-64_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.4.0.3_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice instalado no Ubuntu remova e após a instalação do LibreOffice, caso ele não apareça reinicie a máquina.
 
 

 

Comentários

Postar um comentário