Pular para o conteúdo principal

LibreOffice 5.4

Berlim, 28 de julho de 2017 - A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.4, o último grande lançamento da família FreeOffice 5.x, disponível imediatamente para Windows, MacOS e Linux e para a nuvem. O LibreOffice 5.4 adiciona novos recursos significativos em cada módulo, incluindo o grande número de melhorias incrementais na compatibilidade de arquivos do Microsoft Office. 

Inspirado pela "simplicidade do Leonardo da Vinci é a sofisticação final", os desenvolvedores do LibreOffice se concentraram na simplicidade dos arquivos como a melhor sofisticação de interoperabilidade de documentos. Isso torna os arquivos ODF e OOXML escritos pelo conjunto de escritório gratuito mais robusto e mais fácil de trocar com outros usuários do que os mesmos documentos gerados por outros suítes de escritório.

Graças aos esforços dos desenvolvedores, a descrição XML de um novo documento escrito pelo LibreOffice é 50% menor no caso de ODF (ODT) e cerca de 90% menor no caso de OOXML (DOCX), em comparação com o mesmo documento Gerado pelo principal pacote de escritório proprietário. Detalhes adicionais no arquivo de fundo de simplicidade do arquivo:https://nextcloud.documentfoundation.org/s/5Oe8guDN0XSS7h8 

O LibreOffice 5.4 destaca:
  • Uma nova paleta de cores padrão foi incluída, com base no modelo de cores RYB. 
  • A compatibilidade do formato de arquivo foi melhorada, com melhor suporte para imagens vetoriais EMF. Isso ajuda quando você está importando diagramas detalhados de outros softwares de escritório. 
  • Os arquivos PDF importados são renderizados com uma qualidade muito melhor, também quando inseridos em um documento, enquanto os arquivos PDF exportados - do Writer e Impress - suportam vídeos incorporados (e vídeos vinculados se aberto com o Acrobat Reader). 
  • O LibreOffice 5.4 suporta chaves OpenPGP para assinar documentos ODF no Linux. Se você já usa o GPG / PGP para assinar emails, ele garante a autenticidade de seus documentos ODF independentemente do modo de transporte ou armazenamento.

WRITER
  • No Writer, agora você pode importar o AutoTexto dos modelos do Microsoft Word DOTM. 
  • Quando você está exportando ou colando listas numeradas e com marcadores como texto simples, sua estrutura completa é preservada. 
  • No menu Formatar, agora você pode criar marcas de água personalizadas para seus documentos. 
  • Novos itens de menu de contexto foram adicionados para trabalhar com seções, notas de rodapé, notas de fim e estilos.

CALC
  • Calc agora inclui suporte para gráficos dinâmicos, que usam dados de tabelas dinâmicas. Quando a tabela é atualizada, o gráfico também é atualizado automaticamente. 
  • Os comentários agora são mais fáceis de gerenciar, com comandos de menu para mostrar, ocultar e excluir todos os comentários. 
  • Ao aplicar formatação condicional às células, agora você pode alterar facilmente a prioridade das regras com os botões para cima e para baixo. 
  • Foram adicionadas opções adicionais de proteção de folha, para permitir opcionalmente inserção ou exclusão de linhas e colunas. 
  • Por último, quando você está exportando no formato CSV, suas configurações são lembradas para a próxima operação de exportação.

IMPRESS
  • Em Impress, quando você está duplicando um objeto, agora você pode especificar ângulos fracionários. Além disso, suas configurações são salvas para a próxima operação de duplicação.

ONLINE
  • Finalmente, o LibreOffice Online também foi melhorado. O desempenho é melhor, enquanto o layout se adapta de forma adequada aos dispositivos móveis. Além disso, um modo somente leitura foi adicionado.

Uma lista dos novos recursos mais importantes é apresentada em um pequeno vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=lBNWOWJul4w). Uma página com uma descrição de novos recursos - e links para recursos relevantes - está disponível no wiki em https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/5.4.

 

Comentários