Berlim,
 28 de julho de 2017 - A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.4, o
 último grande lançamento da família FreeOffice 5.x, disponível 
imediatamente para Windows, MacOS e Linux e para a nuvem. O LibreOffice 5.4 adiciona novos recursos significativos em cada 
módulo, incluindo o grande número de melhorias incrementais na 
compatibilidade de arquivos do Microsoft Office. 
Inspirado
 pela "simplicidade do Leonardo da Vinci é a sofisticação final", os 
desenvolvedores do LibreOffice se concentraram na simplicidade dos 
arquivos como a melhor sofisticação de interoperabilidade de documentos.
 Isso torna os arquivos ODF e OOXML escritos pelo conjunto de 
escritório gratuito mais robusto e mais fácil de trocar com outros 
usuários do que os mesmos documentos gerados por outros suítes de 
escritório.
Graças
 aos esforços dos desenvolvedores, a descrição XML de um novo documento 
escrito pelo LibreOffice é 50% menor no caso de ODF (ODT) e cerca de 90%
 menor no caso de OOXML (DOCX), em comparação com o mesmo documento Gerado pelo principal pacote de escritório proprietário. Detalhes adicionais no arquivo de fundo de simplicidade do arquivo:https://nextcloud.documentfoundation.org/s/5Oe8guDN0XSS7h8 
O LibreOffice 5.4 destaca:
- Uma nova paleta de cores padrão foi incluída, com base no modelo de cores RYB.
 - A compatibilidade do formato de arquivo foi melhorada, com melhor suporte para imagens vetoriais EMF. Isso ajuda quando você está importando diagramas detalhados de outros softwares de escritório.
 - Os arquivos PDF importados são renderizados com uma qualidade muito melhor, também quando inseridos em um documento, enquanto os arquivos PDF exportados - do Writer e Impress - suportam vídeos incorporados (e vídeos vinculados se aberto com o Acrobat Reader).
 - O LibreOffice 5.4 suporta chaves OpenPGP para assinar documentos ODF no Linux. Se você já usa o GPG / PGP para assinar emails, ele garante a 
autenticidade de seus documentos ODF independentemente do modo de 
transporte ou armazenamento.
 
WRITER
- No Writer, agora você pode importar o AutoTexto dos modelos do Microsoft Word DOTM.
 - Quando você está exportando ou colando listas numeradas e com marcadores como texto simples, sua estrutura completa é preservada.
 - No menu Formatar, agora você pode criar marcas de água personalizadas para seus documentos.
 - Novos itens de menu de contexto foram adicionados para trabalhar com seções, notas de rodapé, notas de fim e estilos.
 
CALC
- Calc agora inclui suporte para gráficos dinâmicos, que usam dados de tabelas dinâmicas. Quando a tabela é atualizada, o gráfico também é atualizado automaticamente.
 - Os comentários agora são mais fáceis de gerenciar, com comandos de menu para mostrar, ocultar e excluir todos os comentários.
 - Ao aplicar formatação condicional às células, agora você pode alterar facilmente a prioridade das regras com os botões para cima e para baixo.
 - Foram adicionadas opções adicionais de proteção de folha, para permitir opcionalmente inserção ou exclusão de linhas e colunas.
 - Por último, quando você está exportando no formato CSV, suas configurações são lembradas para a próxima operação de exportação.
 
IMPRESS
- Em Impress, quando você está duplicando um objeto, agora você pode especificar ângulos fracionários. Além disso, suas configurações são salvas para a próxima operação de duplicação.
 
ONLINE
- Finalmente, o LibreOffice Online também foi melhorado. O desempenho é melhor, enquanto o layout se adapta de forma adequada aos dispositivos móveis. Além disso, um modo somente leitura foi adicionado.
 
Uma lista dos novos recursos mais importantes é apresentada em um pequeno vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=lBNWOWJul4w). Uma página com uma descrição de novos recursos - e links para recursos
 relevantes - está disponível no wiki em 
https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/5.4.

Comentários
Postar um comentário