Pular para o conteúdo principal

Foco da comunidade LibreOffice: Documentação

Foi publicado no Blog da The Document Foundation sobre as novidades do próximo lançamento da suíte office sendo o LibreOffice 6.0 e caso queira ler a versão original a máteria clique aqui.

No início deste mês, a comunidade conversou sobre os preparativos que estão fazendo para o LibreOffice 6.0, que deverá ser lançado no final de janeiro (ou início de fevereiro). Agora nos voltamos para o projeto de documentação, e Olivier Hallot, que está coordenando atualizações de guias e um novo sistema de ajuda ...

Em que trabalhou a comunidade de documentação em preparação para o LibreOffice 6.0?
A comunidade está envolvida na entrega de dois recursos principais para a versão 6.0: o primeiro é um Guia de Introdução novo e atualizado, um livro direcionado aos novos usuários do LibreOffice 6.0. Incluímos os últimos desenvolvimentos que estão no âmbito de um texto introdutório para o LibreOffice 6.0. Para 2018 estamos montando uma equipe de escritores para atualizar nossos outros guias, começando pelo Guia de Calc.
A outra característica principal é o novo sistema de ajuda do LibreOffice, um sistema de ajuda completamente redesenhado que agora usa o navegador da Web do sistema operacional para exibir as páginas de ajuda. Aqui está uma captura de tela das notas de versão do LibreOffice 6.0, mostrando como ele se parece em um navegador da Web móvel:



Quais são seus novos recursos favoritos neste lançamento?
Eu sempre aprecio aplicativos que têm uma estética bonita. Ao escolher entre dois aplicativos ou ambientes de desktop com os mesmos recursos, tomo o que é bonito e possui uma interface de usuário bem desenvolvida. Há tantos programas excelentes com interfaces desajeitadas ou estética feia lutando para sobreviver. É puramente subjetivo, mas no final, a beleza paga. Então, minha opinião para 6.0 são os recursos que trazem uma UI melhor e mais agradável: novos ícones, barras de ferramentas e diálogos redesenhados. Aqui está uma prévia do conjunto de ícones Elementar, que será incluído em 6.0:
 



Aesthetics, juntamente com as evoluções essenciais da tecnologia, foram o impulso para desenvolver nosso novo sistema de ajuda baseado na tecnologia da web. Esperamos abrir uma avenida para melhorar o conteúdo da nossa ajuda com multimídia, animações e melhor navegação - trazendo uma experiência web moderna para nossos usuários que estão lendo a ajuda. 

Quais ferramentas e serviços você usa na comunidade de documentação?
No momento, usamos o Plone como nosso repositório de documentos, e temos um fluxo de trabalho para edição, revisão e publicação. Os documentos liberados estão disponíveis em no site de documentação para download e algumas comunidades de 1010 (comunidades de localização) preferem usar o wiki TDF.
Com os desenvolvimentos recentes no LibreOffice Online, estou planejando usá-lo para edição e produção de documentos, de uma maneira mais simples do que usar o Plone. O LibreOffice Online é, de longe, o melhor editor on-line para arquivos formatados OpenDocument, e é um recurso essencial para preservar nossos documentos atuais e tornar a edição mais fácil.
Para 2018, trabalhamos para desenvolver um editor on-line especial para arquivos de ajuda, facilitando a colaboração ocasional para fazer alterações no conteúdo.
Finalmente, como as pessoas podem se envolver com a comunidade de documentação?
O primeiro passo é ler a página e seguir as instruções clicando aqui. Precisamos de bons documentadores de software, juntamente com pessoas que realmente sabem como funciona uma suíte de escritório e que são capazes de escrever sobre novos recursos com autoridade.
Obrigado Olivier, e graças a toda a comunidade de documentação pelo seu trabalho no LibreOffice 6.0. Nas próximas semanas, estaremos falando com outros projetos, incluindo controle de qualidade e desenvolvimento - continue marcando este blog para obter atualizações.

Comentários