Pular para o conteúdo principal

Como Instalar o LibreOffice 6.2.0

Berlim, 7 de fevereiro de 2019 - A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.2 com o NotebookBar, um lançamento importante da suíte de escritório gratuita que apresenta uma nova abordagem radical à interface do usuário - baseada no conceito MUFFIN [1] - e oferece opções de experiência do usuário capaz de satisfazer as preferências de todos os usuários, aproveitando todos os tamanhos de tela da melhor maneira.

O NotebookBar está disponível nos sabores Tabulado, Agrupado e Contextual, cada um com uma abordagem diferente ao layout do menu e complementa as Barras de Ferramentas e a Barra Lateral tradicionais. A variante Tabbed tem como objetivo fornecer uma interface familiar para usuários provenientes de suítes de escritórios proprietários e deve ser usada principalmente sem a barra lateral, enquanto a agrupada permite acessar funções de “primeiro nível” com um clique e funções de “segundo nível” com um máximo de dois cliques.

A comunidade de design também fez mudanças substanciais e melhorias nos temas de ícones, em particular Elementary e Karasa Jaga. 

O LibreOffice 6.2 vem com recursos novos e aprimorados:
  • O sistema de ajuda oferece filtragem mais rápida de palavras-chave de índice, destacando termos de pesquisa à medida que são digitados e exibindo resultados com base no módulo selecionado.
  • Os menus de contexto foram arrumados para serem mais consistentes nos diferentes componentes do conjunto.
  • Os desempenhos de rastreamento de mudança foram drasticamente aprimorados, especialmente em documentos grandes.
  •  No Writer, agora é possível copiar dados da planilha em tabelas em vez de apenas inseri-los como objetos.
  •  No Calc, agora é possível fazer uma análise de regressão multivariada usando a ferramenta de regressão. Além disso, muitas outras medidas estatísticas estão disponíveis na saída de análise, e a nova função REGEX foi adicionada, para corresponder o texto a uma expressão regular e, opcionalmente, substituí-la.
  • No Impress & Draw, o caminho de movimento das animações agora pode ser modificado arrastando seus pontos de controle. Além disso, alguns estilos de desenho relacionados a texto foram adicionados, bem como um submenu Format Table no Draw.
  • O LibreOffice Online, a versão baseada na nuvem do pacote, inclui muitas melhorias também. Em dispositivos móveis, a interface do usuário foi simplificada, com melhor capacidade de resposta e atualizações no teclado na tela.
A interoperabilidade com formatos de arquivos proprietários também foi melhorada, como em todas as versões principais e secundárias do LibreOffice, para melhor compatibilidade com documentos do Office, incluindo versões antigas que foram descontinuadas pela Microsoft. O foco tem sido em gráficos e animações e em recursos de segurança de documentos, com criptografia ágil e verificação de HMAC.
Os novos recursos do LibreOffice 6.2 foram desenvolvidos por uma grande comunidade de contribuidores de código: 74% dos commits são de desenvolvedores empregados por empresas do Conselho Consultivo, como Collabora, Red Hat e CIB, e por outros contribuintes, como a Cidade de Munique e SIL, e 26% são de voluntários individuais.
Um vídeo resumindo as principais novas funcionalidades do LibreOffice 6.2 que pode ser visto abaixo:       


Todas as novidades do LibreOffice 6.2 podem ser vistas no link:https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/6.2

Para instalar o LibreOffice 6.2.0 siga os passos abaixo:

O LibreOffice 6.2.0 pode ser baixado imediatamente da página:

Antes de instalar a versão 6.2.0 remova a versão atual pelo comando:

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:

# sudo apt-get remove --purge libreoffice*.*


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads".

Para Instalar o LibreOffice 6.2.0 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.2.0.3_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.2.0.3_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Para Instalar o LibreOffice 6.2.0 sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.2.0.3_Linux_x86-64_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_6.2.0.3_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice 4.1 instalado no Ubuntu remova e após a instalação do LibreOffice 6.0 ou 5.4, caso ele não apareça reinicie a máquina.

Comentários