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Plataformas de Colaboração Documental de Código Aberto para Linux

Existem plataformsa de colaboração documental que pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade, permitindo que você colabore com outros usuários do Linux em tempo real, o que facilita a inovação e a criatividade.

Neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre as melhores plataformas de colaboração documental de código aberto para Linux.

1. CryptPad

O CryptPad é uma plataforma de colaboração documental de código aberto. Ele é projetado com a segurança e a privacidade dos dados em mente, portanto, a solução é uma criptografia de ponta a ponta confiável, e você pode acessá-la anonimamente na nuvem, sem ter que registrar uma conta e compartilhar suas informações pessoais com o provedor.

O CryptPad fornece um conjunto de ferramentas para trabalho colaborativo, como unidades de disco, calendários e arquivos compartilhados. Como qualquer outra plataforma de colaboração documental, sincroniza em tempo real as mudanças feitas por vários colaboradores nos documentos. Devido ao mecanismo de criptografia integrado, o serviço CryptPad e seus administradores não podem visualizar o conteúdo editado e armazenado, mesmo se uma das instâncias disponíveis publicamente for usada.

O CryptPad permite que você trabalhe com documentos de texto, planilhas, slides Markdown, arquivos Kanban, slates e formulários. Todos os editores oferecem uma interface simples e intuitiva e funções colaborativas essenciais.

CryptPad está disponível gratuitamente. Você pode instalar a plataforma em seu próprio servidor ou acessar sua versão baseada em nuvem com armazenamento pessoal.

2. eXo Platform

O eXo Platform é um ambiente de trabalho digital de código aberto com funções de colaboração que fornece às equipes e indivíduos ferramentas essenciais para trabalho e comunicação eficientes. A plataforma é projetada para permitir que seus usuários controlem todos os processos colaborativos em um só lugar e aumentem a produtividade de várias maneiras.

Como a comunicação é a pedra angular do trabalho colaborativo, a plataforma eXo oferece várias ferramentas. Você pode criar e compartilhar conteúdo para grupos-alvo, interagir com outras pessoas por meio de comunidades de interesse e até mesmo usar pesquisas, elogios, desafios e outros elementos de gamificação para envolver os membros da sua equipe.

Em termos de colaboração, a plataforma eXo permite criar um ambiente colaborativo com a possibilidade de convidar usuários externos, dando-lhes certas permissões de acesso.

Você também pode gerenciar projetos e tarefas, compartilhar e co-editar documentos em tempo real. Um fato interessante é que a plataforma eXo usa o pacote do Documento ONLYOFFICE para colaboração documental, para que você possa editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint sem problemas.

3. ONLYOFFICE DocSpace

ONLYOFFICE DocSpace  é uma plataforma de colaboração documental de código aberto que oferece uma nova abordagem para gerenciamento e troca de documentos. No DocSpace, a colaboração ocorre em espaços separados chamados salas, onde você pode criar e armazenar documentos e arquivos, e convidar outros usuários para o trabalho colaborativo. Você não precisa compartilhar cada documento individualmente porque os usuários do DocSpace podem acessar todo o conteúdo do seu quarto, dependendo da sua função. Por exemplo, usuários avançados, editores, revisores, comentaristas, espectadores, preenchimentos de formulários e administradores.

O objetivo das salas de colaboração no SOLYOFFICE DocSpace é simples: são ideais para co-autoria de documentos em tempo real entre vários usuários. As salas personalizadas podem ser úteis para tarefas mais específicas, como a revisão de documentos, pois fornecem permissões de acesso adicionais. Salas públicas são as que você pode usar para compartilhar arquivos com usuários externos: você não precisa criar uma conta para poder acessar e visualizar arquivos em uma sala pública. Há também salas para preencher formulários que normalmente são usados para coletar e analisar facilmente as respostas em uma planilha.

Os recursos de colaboração no SOLYOFFICE DocSpace, como histórico de versões, dois modos de co-edição, comentários, menções de usuários e comunicação, são fornecidos pelo pacote de escritório integrado. O pacote de escritório ONLYOFFICE pode processar uma ampla gama de arquivos de escritório, como documentos, apresentações, formulários de preenchimento, planilhas, livros digitais e arquivos PDF.

Trabalhando com documentos no ONLYOFFICE DocSpace, também há uma oportunidade de integrar a IA ao seu fluxo de trabalho documental se você instalar e ativar o plug-in ChatGPT. Quando ativado, o chatbot pode gerar textos com base em suas instruções, encontrar novas informações, corrigir erros, extrair palavras-chave, analisar frases e sincronizar sinônimos de pesquisa.

O SóioDocePác Existe uma fácil instalação e configuração. Você pode implantá-lo em seu servidor Linux e desfrutar do mais alto nível de privacidade de dados, também garantido pelo algoritmo de criptografia AES-256, JWT, rastreamento de atividades, ferramentas de relatórios de auditoria e outros recursos de segurança.

4. ownCloud Infinite Scale

My ownCloud Infinite Scale é a versão mais recente da plataforma ownCloud. É uma ferramenta de software para colaboração de conteúdo e compartilhamento de arquivos de código aberto que inclui funções de edição de documentos.

A maior vantagem do ownCloud Infinite Scale é que você pode escolher como trabalhar em documentos graças a uma ampla gama de integrações disponíveis. Você pode integrar o ONLYOFFICE Docs, o Microsoft 365 ou o Microsoft Office Online para colaborar com outros usuários em tempo real.

Outra peculiaridade da plataforma é o Spaces, um conceito especial de pasta de projeto que foi introduzido para impulsionar a colaboração perfeita para equipamentos remotos. Com o Spaces, os arquivos estão sempre acessíveis, independentemente das alterações feitas por outros membros da equipe.

A Infinite Scale atende aos mais recentes padrões de segurança e aplica as melhores práticas, garantindo a privacidade dos dados e a prevenção de vazamentos. Criptografia, autenticação multifatorial e gerenciamento do ciclo de vida de arquivos são apenas alguns exemplos das ferramentas de segurança oferecidas pela ownCloud.

Você pode instalar o ownCloud no ambiente local, implantá-lo em um data center ou implementar uma configuração híbrida.

Cada plataforma tem suas próprias vantagens e desvantagens, então a única maneira de escolher o melhor é experimentar todas essas plataformas e ver se elas fazem a diferença para sua equipe quando se trata de coautoria de documentos em tempo real.

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