Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Como Instalar Battle for Wesnoth 1.14.5

Acadêmicos do Rio Grande do Sul Apresentam Projeto de Impressora 3D na Latinoware 2012

 



A partir de uma palestra ministrada na Latinoware 2011 pelo especialista em robótica, Juan Gonzalez, dois acadêmicos do Rio Grande do Sul tiveram inspiração para criar uma impressora 3D com software livre. Além de custar bem menos do que a impressora 3D convencional, o projeto é sustentável. Carla ressaltou que devemos nos preocupar com o amanhã preservando os recursos naturais.

Dessa vez, já no lugar de palestrantes, Carla Juliana Biesdorf e Diones de Vargas Dutra explicaram como criar a estrutura da impressora, que tem custo médio de R$ 25,00. O processo de transformação da garrafa de refrigerante em matéria-prima da impressão, ponto alto do bate papo, foi explicado passo a passo.

O propileno, material plástico da garrafa, é aquecido a uma temperatura de -165° C com auxílio de um resistor eletrônico. Depois é derretido e enviado ao bico injetor. O movimento de impressão é feito de baixo pra cima, camada por camada. A parte funcional que recebe os dados a serem impressos é toda desenvolvida em software livre.

A jovem palestrante disse que a Latinoware serve para abrir a cabeça à novas ideias e despertar interesse de criar projetos. “Espero ver vocês apresentando projetos aqui no ano que vem”, concluiu.

Detalhes e informações sobre a impressora livre estão disponíveis no endereço eletrônico www.impressoralivre.com.

Comentários