Pular para o conteúdo principal

Acadêmicos do Rio Grande do Sul Apresentam Projeto de Impressora 3D na Latinoware 2012

 



A partir de uma palestra ministrada na Latinoware 2011 pelo especialista em robótica, Juan Gonzalez, dois acadêmicos do Rio Grande do Sul tiveram inspiração para criar uma impressora 3D com software livre. Além de custar bem menos do que a impressora 3D convencional, o projeto é sustentável. Carla ressaltou que devemos nos preocupar com o amanhã preservando os recursos naturais.

Dessa vez, já no lugar de palestrantes, Carla Juliana Biesdorf e Diones de Vargas Dutra explicaram como criar a estrutura da impressora, que tem custo médio de R$ 25,00. O processo de transformação da garrafa de refrigerante em matéria-prima da impressão, ponto alto do bate papo, foi explicado passo a passo.

O propileno, material plástico da garrafa, é aquecido a uma temperatura de -165° C com auxílio de um resistor eletrônico. Depois é derretido e enviado ao bico injetor. O movimento de impressão é feito de baixo pra cima, camada por camada. A parte funcional que recebe os dados a serem impressos é toda desenvolvida em software livre.

A jovem palestrante disse que a Latinoware serve para abrir a cabeça à novas ideias e despertar interesse de criar projetos. “Espero ver vocês apresentando projetos aqui no ano que vem”, concluiu.

Detalhes e informações sobre a impressora livre estão disponíveis no endereço eletrônico www.impressoralivre.com.

Comentários