Pular para o conteúdo principal

Distribuições Linux Mantidas por Entidades Públicas

Desktop Paraná

Imagem Retirado do Google
O Desktop Paraná é uma customização do Sistema Operacional Debian GNU/Linux, adaptado às necessidades do Governo do Paraná pela CELEPAR - Companhia de Informática do Paraná através da Gerência de Gestão de Ambientes (GGA).

Além do Sistema Operacional a customização contém a interface gráfica GNOME, além de inúmeros pacotes como a suíte de escritório BrOffice.org (editor de textos, planilha eletrônica, apresentações), navegador de internet Iceweasel (Mozilla Firefox), Lotus Notes (emulado através do Wine), X3270 (Emulador de Terminal para acesso ao Mainframe), entre outros produtos.

Para baixar clique no link:http://www.desktopparana.pr.gov.br/

Debian Libertas

Imagem Retirado do Google


Inicialmente ele pertencia à Unidade de Ambiente Operacional da Prodabel, Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte. Passou depois a pertencer à Superintendência de Tecnologia (STT). Até que, em 2007, foi criada a Gerência de Software Livre para Ambientes Operacionais(GLTT), dentro da STT, para cuidar especificamente de softwares livres em uso na Prodabel. 

A gerência durou até dezembro de 2008, quando houve a dissolução da STT. Atualmente o Projeto Libertas é uma das atividades da Coordenação de Software Livre, que faz parte da Gerência de Engenharia de Software (GESS), alocada na Superintendência de Arquitetura de Sistemas (SAS). Atualmente o projeto trabalha com metapacotes que são compatíveis com Debian e Ubuntu, facilitando o desenvolvimento do mesmo.

Se você deseja testá-lo pode baixá-lo em:http://libertas.pbh.gov.br/drupal/webfm

Linux Educacional

Imagem Retirado do Google
O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.

A versão 4.0 do Linux Educacional foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.

Tenho uma afeição por está distro pois minha monografia foi "A utilização do Software Livre na Educação" e falei desta e recomendo a todos a usarem o mesmo.

Imagem Retidado do Google
















   
 


 Para baixar está:http://linuxeducacional.com/


Pandorga

Imagem Retirada do Google
O Pandorga GNU/Linux é uma distribuição educacional criada em 2006 especialmente para crianças, pré-adolescentes e escolas de ensino infantil e fundamental.

Seu propósito é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar.

Querida pelos educadores, pais e alunos, a distribuição educacional Pandorga tem uma trajetória de sucesso, realizações, trabalho e diversão garantida desde o desenvolvedor até o usuário final, os alunos!

Esta é a última versão da série 0.6 da distribuição, focando todos os esforços agora para a versão 0.7. Ela conta com correções de problemas encontrados durante os testes nos RC1 e RC2 e foram adicionados o vídeo institucional e o livro nos Meus Documentos dos usuários. 

Esta última distribuição podem ser baixadas no site:

Vix Linux

Imagem Retirada do Google
A Prefeitura Municipal de Vitória mantém oficialmente a distribuição VIX LINUX, o sistema Linux padrão a ser utilizado em todas as escolas do município da capital do Espírito Santo, Vitória e desenvolvido pela FluxSoftwares. Ágil, seguro, amigável e repleto de conteúdos educacionais para contribuir na inclusão digital de milhares de crianças, jovens e adultos da rede pública municipal de ensino.

Segundo o site da distro no dia 27 de novembro, será lançada oficialmente a distribuição VIX LINUX, mais que uma personalização do sistema Debian Lenny, a nova distro é rica em aplicativos educacionais e consolida o projeto do uso do computador como ferramenta educacional. 







Comentários