Pular para o conteúdo principal

IX Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2012


Foto Tirada por Matsuura
Um sucesso absoluto. Essa é a avaliação final da IX Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2012, realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Foram 4.238 participantes e mais de 200 atividades, como palestras, mesas redondas, minicursos e outras ações relacionadas às tecnologias livres.

A Latinoware 2012 reuniu participantes de todos os estados brasileiros. Segundo a organização do Latinoware o Distrito Federal teve com 214 participantes e duas caravanas a Tux Brasília coordenada pelo Sr. Luiz Guilherme (o qual fui) e a do Centro Universitário IESB coordenada pelo Prof. Paulo Fernando.
 
Foto Tirada por Matsuura
Temos vários estudos e destaques com o uso do software livre uma é na educação de portadores de necessidades especiais segundo dados do Censo 2010, cerca de 45 milhões de brasileiros eram portadores de algum tipo de necessidade especial. Pensando na educação desses alunos, o professor Marcos Silva Vieira desenvolveu um projeto sobre a integração dos alunos com deficiência através do Software Livre Educacional, por mais simples que as atividades desenvolvidas com o software livre educacional possam parecer, como jogos de ligar os pontos, pintar ou montar peças, elas auxiliam na motoricidade fina e ampla e conclusão de atividades com resultados satisfatórios, ajudam na integração social, proporcionam mudanças no comportamento, e oferecem mudanças no comportamento e autoestima do aluno. “Toda sociedade ganha com esses meios de tornar as pessoas com deficiência mais produtivas e incluídas na sociedade, não é um ato de caridade, e sim um direito”, palavras do próprio Vieira. 
 
Foto Retidada por Matsuura
Outra a Sucatec é desenvolvido em Dois Vizinhos (PR), e desde 2011 transforma o lixo eletrônico em objetos que caem bem em qualquer tipo de decoração. Segundo a coordenadora do Sudotec, Daniela Tremea, a coleta do lixo eletrônico é feita pela empresa PEMA nos “ecopontos” espalhados pela região e depois separado corretamente de acordo com cada composto. “Existe todo um cuidado na separação dos materiais considerados tóxicos para depois cada material ser destinado corretamente”.

Por isso antes de jogar seu equipamento velho fora doe ele para um artesão de nossa cidade, pois ele poderá fazer algo com este.

Foto Tirada por Matsuura
Podemos destacar o carro elétrico que estava em exposição no PTI e qualquer pessoa poderia fazer um teste drive, poluição 0 (zero), não afeta o meio ambiente, quem sabe o governo brasileiro começa a investir na produção deste carro com tecnologia 100% nacional.

Gostaria de agradecer ao Sr. Luiz Guilherme pela coordenação da caravana, a organização do Latinoware 2012 e ao população de Foz de Iguaçu que foi muito hospitaleira com a delegação do Distrito Federal.

Comentários