Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Octave 4.0 (Uma Alternativa ao Matlab) Recebeu Novas Funcionalidades

GNU Octave é um software livre e uma alternativa ao Matlab. O software fornece capacidades para solução numérica de problemas lineares e não-lineares e tem recursos gráficos para visualização e manipulação de dados.

GNU Octave era apenas um aplicativo de interface de linha de comando, mas começando com Octave 4.0.0, que foi recentemente lançado, ele também tem um GUI. Além disso, o software usa agora gráficos OpenGL com Qt Widgets por padrão e um monte de novas funções e opções foram implementadas. Para obter mais informações sobre este software, clique aqui.

GNU Octave 4.0 não está disponível através de repositório ou PPA e por isso, para instalar o GNU Octave 4.0, no Ubuntu, Linux Mint, Pinguy OS 14.04, Elementar OS,  Deepin 2014, Peppermint Five, LXLE 14,04 e Linux Lite 2 e derivados, execute:

$ sudo apt-get build-dep octave
$ wget ftp.gnu.org/gnu/octave/octave-4.0.0.tar.gz
$ tar xzvf octave-4.0.0.tar.gz
$ cd octave-4.0.0
$ ./configure
$ make
$ sudo make install


Para a versão de linha de comando, inicie o GNU Octave, executando:

$ octave --no-gui 

Comentários