Pular para o conteúdo principal

OntoUML (Ferramenta de Ontologia para Modelagem Conceitual)

OntoUML é uma versão baseada em padrões e ontologicamente bem fundamentada da Unified Modeling Language (UML). Seu metamodelo foi projetado de acordo com as distinções ontológicas de uma teoria bem fundamentada, denominada Ontologia Fundamental Unificada (OVNI). OntoUML inclui um sistema de teorias axiomáticas inter-relacionadas, fornecendo fundamentos de modelagem para todos os principais conceitos da Modelagem Conceitual, incluindo teorias para: tipos e estruturas taxonômicas (incluindo funções), relações parte-todo, eventos, relações formais e materiais, entidades dependentes (fracas) atributos e valor de atributo e espaços de medição (aproximadamente tipos de dados).

Segundo o Seminário Brasileiro de Ontologias (ONTOBRAS), ontologia significa:

"Ontologia é um campo interdisciplinar preocupado com o estudo de conceitos e teorias que dão embasamento para a construção de conceitualizações compartilhadas de domínios específicos. Em anos recentes, notamos um crescimento no interesse na aplicação de ontologias para a solução de problemas de modelagem e classificação em diversas áreas como: Ciência da Computação, Ciência da Informação, Filosofia, Inteligência Artificial, Linguística, Gestão de Conhecimento, entre outras" (ONTOBRAS, 2018).
 

Para saber mais Menthor Editor clique aqui. Para baixar o Menthor Editor que está na versão 1.1.9 e requer o Java 8 para funcionar clique aqui.

Comentários