Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

FLISOL-DF 2020 Adiado

Como Instalar o TLP (OpenSource Laptop Battery Tool)

Aumente a duração da bateria de seu Notebook? Experimente o TLP.

TLP é uma ferramenta que aplica configurações e ajustes que ajudam o seu laptop poupar bateria. 
 
Existem inúmeros ajustes que você pode aplicar no seu laptop para economizar bateria, mas muitos deles dependem do hardware e da distribuição Linux. O TLP é uma ferramenta de linha de comando de gerenciamento avançado de energia para Linux que tenta aplicar esses ajustes e configurações automaticamente para você, de acordo com a distribuição Linux e hardware. 
 
Conheça melhor o TLP clicando aqui.

Para instalar o TLP no Ubuntu, Linux Mint e derivados siga os passos abaixo: 

Passo 1. Abra um terminal; 

Passo 2. Antes de instalar o TLP, certifique-se que o “laptop-mode-tools” não está instalado (ele entra em conflito com TLP):

$  sudo apt-get remove laptop-mode-tools 
 
Passo 3. Execute os comandos abaixo:
 
$ sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install tlp tlp-rdw
 

Passo 4. O TLP será iniciado automaticamente na inicialização, mas para evitar ter de reiniciar o sistema, pela primeira vez, você pode iniciá-lo manualmente, usando o seguinte comando:

$  sudo tlp start

Comentários

  1. Obrigado pela dica. Porém, no meu notebook, não senti qualquer melhora de consumo. O Linux continua consumindo muita bateria, não durando nem duas horas de uso normal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário