Pular para o conteúdo principal

5 Dicas Para Ter Um 2012 com Segurança

O ano está no inicio, vale a pena tomar algumas atitudes e verificar alguns softwares e configurações no PC para tentar garantir um ano com o menor número de problemas no Windows. A  dica foi feita por solicitação de um amigo que pediu algumas dicas e para que você fique atento e pode ter se esquecido de fazer na correria do dia a dia.

1. Usar Senhas Fortes e Manter Anotações Atualizadas

Se você escolheu uma senha fraca para algum serviço na web ou mesmo para acessar seu computador, é uma boa hora para trocá-la.

Recomendo que as senhas sejam anotadas. Não dá para confiar na memória para lembrar as dezenas de senhas que precisamos usar hoje. Se a sua memória não for muito boa, provavelmente vai acabar usando a mesma senha várias vezes ou esquecendo a senha de um serviço ou outro – o que vai causar inconveniência e, pior, os recursos de recuperação de senha costumam ser o “calcanhar de Aquiles” dos serviços.

Claro: não anote sua senha em adesivo e cole no monitor. As anotações devem estar em um local seguro.
Certifique-se que as “perguntas secretas” e outros recursos de segurança para a recuperação de senha estejam em dia. Alguns serviços, como o Google, usam endereços de e-mail alternativos e o número de celular. Você pode ter trocado de número ou uma conta velha de e-mail pode ter parado de funcionar porque você trocou de provedor. Verifique.

2. Desinstale Softwares não Utilizados

Se um programa que você não usa mais ainda está no seu computador, desinstale-o. Embora seja raro, brechas em softwares podem ser exploradas pela web de uma forma que nem mesmo especialistas imaginavam. Se você não usa mais um software, não vale a pena manter ele no PC.


Painel de Controle. (Foto: Reprodução)

3. Verifique a Versão dos Programas

Depois que você desinstalou o que não precisa mais, é hora de verificar se aquilo que ficou está na versão mais nova. Seu navegador de internet está na versão mais nova? Os seus plug-ins estão em dia? Os recursos de atualização automática estão ativados? Essas opções normalmente não são difíceis de encontrar, mas você terá de verificar cada software separadamente.


Softwares que merecem atenção especial são o Adobe Reader, que está na versão X (10) (baixe o Reader aqui) e o Adobe Flash (baixe o Flash aqui).

O Java, da Oracle, também deve estar atualizado (baixe o Java aqui), mas talvez seja melhor você desinstalar o Java por completo, o que pode ser feito no Painel de Controle. Se você não sabe se precisa do Java, a dica é a seguinte: desinstale-o e, se algo parar de funcionar, reinstale-o. Mesmo depois de reinstalado, você pode tentar desativá-lo no navegador de internet. Se tiver problemas, reative-o.

4. Faça e Verifique Backups

O backup é uma cópia de segurança dos seus arquivos. Ou seja, é uma cópia adicional, secundária. Se você tem apenas uma cópia de um arquivo, mesmo que ela não esteja armazenada no PC, ela não é um backup. O backup é essencial para evitar que danos físicos, descuidos ou outros problemas façam com que você perca os dados.

É claro que o backup também pode sofrer dos mesmos problemas: os DVDs em que você salvou algo podem estar começando a deteriorar, você pode ter esquecido onde colocou aquele pen drive onde salvou as fotos, ou você ainda não baixou da rede social as fotos que foram perdidas depois que o disco rígido do seu computador foi reformatado.

Quem tem uma conta no hotmail pode usar o SkyDrive que tem 25Gb de espaço livre, existem outros espaços na rede para quarda seus documentos, fotos, musicas, HD Externo também é uma ótima opção para realizar backup.

5. Obtenha uma Segunda Opinião Sobre seu PC

Dois antivírus não devem ser instalados no computador, porque podem entrar em conflito e interferir um no funcionamento do outro. Mas isso não significa que, de tempos em tempos, você não possa obter uma segunda opinião sobre a presença – ou não – de pragas digitais no seu computador.
Você pode fazer isso com “scanners online”, como:
Antes de usar essas ferramentas, desative o antivírus que está instalado no seu computador temporariamente. Se não fizer isso, também pode haver conflitos.

Essas são as dicas para começar o ano com mais segurança. Se você tiver dúvidas, críticas, sugestões – ou outras dicas para compartilhar – fique à vontade para comentar.

Obs.: Usuários de Linux como eu, não precisam se preocupar com atualizações dos mesmos, pois assim que é atualizado algum aplicativo o próprio sistema avisa para atualizar. Recomendo que fiquem atento as atualizações e que guardem a senha de root em segurança.

Por: Matsuura

Comentários