Pular para o conteúdo principal

Google não sai do ar, mas publica manifesto contra lei de internet

Diferente da Wikipédia, o Google não retirou seu site de buscas do ar, mas publicou nesta quarta-feira (18) uma mensagem em sua página inicial em que se manifesta contra 2 projetos de lei antipirataria que tramitem no Congresso dos Estados Unidos. Eles são conhecidos pelas siglas SOPA, de Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em tradução), e PIPA, de Protect IP Act (ato para proteção do IP).

Entenda os projetos de lei

O SOPA é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prevê o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site acusado de infringir direitos autorais. O foco está principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir. No Senado, circula o PIPA, outro projeto sobre direitos autorais que mira a internet.

O que diz o Google,

Os usuários que acessam a versão em inglês da página de buscas do Google são recebidos com uma mensagem discreta que diz: "avise ao Congresso: por favor, não censure a internet". Ao clicar no texto, o usuário é levado para uma página que explica os motivos do Google para não apoiar os projetos de lei. Moradores dos Estados Unidos podem, ainda, preencher um abaixo assinado que será encaminhado para o Congresso e o Senado do país. Temporariamente, a página inicial do Google em inglês exibiu uma tarja preta sobre o logotipo.
O site Craigslist também publicou uma mensagem contra os projetos de lei. Quem tentar acessar o serviço de classificados on-line entrará em uma página que fala da lei e pede que o usuário se manifeste contra ela. O acesso ao site, contudo, continua normalmente após alguns segundos.
A versão em inglês do Wikipedia está com acesso bloqueado em protesto, mas a edição no idioma português pode ser acessado normalmente. Há uma pequena mensagem explicando o projeto de lei e a página ficará 24 horas fora do ar.

O site de criação e hospedagem de blogs WordPress também se uniu aos outros sites, publicando uma grande mensagem ao entrar em sua página principal e pedindo que os usuários preencham um abaixo assinado. É necessário descer a página até o final para conseguir acessar um link que pemite acessar o conteúdo do WordPress.

O Twitpic, que permite o compartilhamento de fotos no microblog Twitter, dedicou uma página para explicar os dois projetos de lei, também pedindo que internautas se manifestem contra eles.

O Twitter, embora apoie as manifestações contra a Sopa e a Pipa, não interrompeu o serviço. "É muita irresponsabilidade nossa parar um serviço global por conta de uma lei nacional", disse o CEO do microblog, Dick Costolo, na terça-feira (17).


Comentários