Pular para o conteúdo principal

Lançado o LibreOffice 5.2 e o LibreOffice 5.1.5

Berlim, 3 de Agosto de 2016 – A TDF The Document Foundation (TDF), anuncia o LibreOffice 5.2, com muitos novos recursos, da melhor suíte livre de escritório existente – direcionada para usuários interessados em novidades e avançados – com várias melhorias de interface do usuário e recursos de nível empresarial.

O LibreOffice 5.2 introduz o conceito de classificação de documentos em categorias, conforme os padrões abertos TSCP (Transglobal Secure Collaboration Program) e uma série de funções de previsão estatística no Calc. Além disso, as assinaturas digitais contêm agora um campo de descrição permitindo múltiplas assinaturas no documento, acompanhado da importação e exportação de assinaturas para arquivos no formato OOXML.

Os recursos de interoperabilidade também foram aprimorados, com a melhoria dos filtros de importação no Writer para arquivos DOCX e RTF, e o novo suporte aos documentos legados do Word para DOS. Nas planilhas, novos tipos de valores nos argumentos das funções visando melhorar a interoperabilidade com planilhas de outros formatos, bem como o suporte a caracteres “coringas” nas expressões de fórmulas, de maneira a aprimorar a compatibilidade com XLS/XLSX e ODF 1.2.

Novos recursos do LibreOffice 5.2

  • Novas ferramentas de desenho, incluindo curvas vazadas e preenchidas, polígonos e linhas de mão livre, para todos os módulos.

Writter
  • É possível agora imprimir para um arquivo como se fosse uma impressora. Imprimir para Arquivo agora está disponível na lista de impressoras.
  • O suporte à autenticação em 2-passos foi incluído para usuários de armazenamento do Google Drive.
  • O botão Salvar na barra de ferramentas inclui uma opção imediata de Salvar Como Modelo, não sendo mais necessário usar o Menu
 Calc
  • Novas funções foram adicionadas, com extensa informação contextual, que descreve cada argumento à medida que são digitados.
  • A barra de status agora tem várias funções, que podem ser ativadas simultaneamente, para obter um panorama instantâneo de seus dados.
  • O ícone de Moeda da barra de ferramentas agora inclui uma lista suspensa, para a escolha da moeda que deseja utilizar.
  • Quando remover as bordas das células selecionadas, pode-se também pode escolher remover as bordas das células adjacentes.
 Impress
  • Ao trabalhar com animações personalizadas, você poderá adicionar, rapidamente, um efeito de animação a um elemento, usando a barra lateral, em vez de usar uma caixa de diálogo.
  • A lista de efeitos na barra lateral agora inclui uma descrição do efeito, com o nome de cada elemento.
  • Nas Propriedades da barra lateral, há um novo Painel Deslizante, que permite fazer alterações instantâneas nos formatos, nas orientações e na imagem de fundo de um Slide.
A lista completa e mais documentos dos novos recursos está disponível em um documento PDF: (http://tdf.io/lo52features), e no site: http://www.libreoffice.org/discover/new-features/. Vídeos curtos com a apresentação dos novos recursos mais significativos do Writer, Calc e Impress estão disponíveis em: http://tdf.io/52vids.

O LibreOffice 5.2 é um avanço significativo para o Software Livre no desktop, e em breve estará disponível como um pacote de escritório na nuvem cheio de recursos”, afirmou Michael Meeks, diretor da The Document Foundation (TDF) e um dos principais desenvolvedores do LibreOffice Online. “A devida integração entre desktop e nuvem fornecerá às empresas uma experiência adicional, com o melhor de ambas as plataformas, sempre disponível para todos os usuários.

Assista o vídeo lançado pela TDF, caso queira ver outros vídeos sobre o LibreOffice 5.2 acesse co canal do youtube clicando aqui.


Para instalar o LibreOffice 5.2 siga os passos abaixo, lembrando que não é recomendado a instalação deste versão em ambientes corporativos.

O LibreOffice 5.2 pode ser baixado imediatamente da página:
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/ 

Antes de instalar a versão 5.2 remova a versão atual pelo comando: 

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:

 # sudo apt-get remove --purge libreoffice*.* 


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads". 


Para Instalar o LibreOffice 5.2 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:
 
$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_5.2.0.4_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

 

Para instalar o pacote em Português em sistemas 32 bits:


$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_5.2.0.4_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/ 

$ sudo dpkg -i *.deb


Para Instalar o LibreOffice 5.2 sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal: 

$ cd Downloads 
$ cd LibreOffice_5.2.0.4_Linux_x86-64_deb 
 
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

Para instalar o pacote em Português

$ cd Downloads 
$ cd LibreOffice_5.2.0.4_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

Para instalar o LibreOffice 5.1.5 "Estável" siga os passos abaixo, lembrando que está versão é recomendado para ambientes corporativos.

O LibreOffice 5.1.5 pode ser baixado imediatamente da página:
https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-stable/


Antes de instalar a versão 5.1.5 remova a versão atual pelo comando: 

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:

 # sudo apt-get remove --purge libreoffice*.* 


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads". 


Para Instalar o LibreOffice 5.1.5 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:
 
$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_5.1.5.2_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

 

Para instalar o pacote em Português em sistemas 32 bits:


$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_5.1.5.2_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/ 

$ sudo dpkg -i *.deb


Para Instalar o LibreOffice 5.1.5 sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal: 

$ cd Downloads 
$ cd LibreOffice_5.1.5.2_Linux_x86-64_deb 
 
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

Para instalar o pacote em Português

$ cd Downloads 
$ cd LibreOffice_5.1.5.2_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice 4.1 instalado no Ubuntu remova e após a instalação do LibreOffice 5.1, caso ele não apareça reinicie a máquina.

Comentários