Pular para o conteúdo principal

LibreOffice 4.5 Terá Assinatura Digital no PDF com Selo Temporal Confiável (Trusted Timestamp)

A Collabora Productivity completou a integração de selo temporal confiável (trusted timestamp) e da assinatura digital no LibreOffice. Utilizado intensamente por empresas de segurança e governos, estes recursos tornam o LibreOffice a primeira solução de código aberto para assinatura de PDFs. O desenvolvimento foi contratado pela ONG sem fins lucrativos Wilhem Tux em decorrência de um “crowdfunding” de sucesso ocorrido em outubro de 2014.

Os selos temporais confiáveis serão lançados na próxima versão do LibreOffice (4.5). Eles permitem registrar a criação e a modificação de documentos – uma vez com o selo temporal é impossível comprometer ou questionar sua integridade. A assinatura de PDFs com certificado, na qual a Collabora implementou no LibreOffice 4.4 garante a origem e a autenticidade de um PDF. As duas tecnologias combinadas permitem ao LibreOffice gerar documentos adequados a uma ampla gama de empregos na área de segurança e jurídica. “A criação de assinaturas e de selos temporais no LibreOffice o tornam a escolha óbvia para um amplo leque de compradores” afirmou Michael Meeks, Vice-Presidente da Collabora Productivity. “Estes recursos empresariais são as últimas novidades desejadas pelos usuários profissionais e refletem a demanda dos ambientes onde o LibreOffice é utilizado”.

As assinaturas produzidas são interoperáveis com todos os leitores de PDF que tem suporte ao padrão PDF/A, incluindo-se os produtos da Adobe. O processo de assinatura emprega certificados e criptografia nativa do sistema operacional do usuário, e as versões em Windows do LibreOffice usam o gerenciador de certificados da Microsoft. No Mac e no Linux, o LibreOffice utiliza a biblioteca de criptografia NSS do Mozilla Firefox. Os certificados no padrão industrial x.509 são utilizados para a assinatura e podem ser obtidos de muitas autoridades certificadoras.

O padrão IETF RFC 3161 implementado no selo temporal confiável requer a validação de uma autoridade certificadora de selo temporal (Time Stamping Authority – TSA). Várias TSAs fornecem este serviço sem custo, enquanto que aplicações em servidores de TSA de código aberto podem ser implementadas e operadas de forma independente. “A utilização de assinaturas de PDF e selos temporais é obrigatória na lei da Suíça em muitas portarias sobre o intercambio de documentos com entidades governamentais, incluindo a o EÖBV para documentos de cartórios e EIDI-V para recibos de impostos” afirmou Markus Wernig, Presidente do Wilhelm Tux. “Estou contente que a Collabora tenha conseguido completar o trabalho tão rapidamente”. 

Sobre a Collabora Productivity: 

A Collabora Productivity fornece produtos e consultoria no LibreOffice. Com a maior equipe de desenvolvedores certificados em LibreOffice, é o maior contribuinte do código do LibreOffice e da comunidade. O LibreOffice-from-Collabora fornece uma versão robusta do software livre para empresas com suporte multiplataforma de longo prazo. A Collabora Productivity é uma divisão da Collabora Ltd., a consultoria internacional especializada no fornecimento dos benefícios do código aberto para o universo comercial, especializada no mercado automotivo, semicondutores, TV digital e eletrônica de consumo.

Sobre a Wilhelm Tux:

A Wilhelm Tux é uma ONG da Suíça sem fins lucrativos fundada em 2002. Seu foco é a defesa do software livre e de código aberto, a utilização de padrões abertos no setor público e na proteção das liberdades civis. O gripo e seus parceiros trabalham para estabelecer um ambiente propício para a adoção do software livre na Suíça. No passado, a Wilhem Tux serviu como membro do comitê constituinte das normas técnicas suíças eCH, e desde então desempenhou um papel ativo no debate público nos assuntos digitais dentro do setor público.

Tradução voluntária: Olivier Hallot, Membro da Comunidade LibreOffice Brasil

Comentários