Pular para o conteúdo principal

Trisquel GNU\Linux


Trisquel GNU/Linux é uma versão do sistema operacional GNU que utiliza o núcleo Linux-libre e é baseado no Ubuntu. Os principais objetivos do projeto são a produção de um sistema operacional totalmente livre e com suporte a vários idiomas.

O projeto nasceu em 2004 com o patrocínio da Universidade de Vigo , e foi oficialmente apresentada em Abril de 2005 com Richard Stallman, fundador do projeto GNU, como convidado especial. Foi inicialmente desenvolvida como uma distribuição baseada em Debian, porém os repositórios originais foram mudados pelos do Ubuntu.

Em 11 de setembro de 2009, Trisquel GNU/Linux foi incluída pela Free Software Foundation na lista das distribuições GNU/Linux 100% livres disponíveis no website do GNU, seguindo o processo de verificação para assegurar o compromisso da equipe de desenvolvimento do Trisquel e sua comunidade para promover e distribuir tão somente software 100% livre.

O nome do projeto é oriundo do símbolo celta Tríscele, formado por três espirais entrelaçadas. O logo tipo da distribuição consiste em um trisquel feito da união dos três "redemoinhos" de Debian, como mostra do reconhecimento ao projeto na qual está baseado.

Para saber mais sobre a distro e baixar acesse o link:  https://trisquel.info/en

Comentários