Pular para o conteúdo principal

Saiba Instalar o Latex no Ubuntu, Linux Mint e Derivados

Como você sabe estou fazendo Mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade de Brasília - UnB, o Latex e um aplicativo muito utilzado e após muita pesquisa espero que este tutorial possa ajuda-lo, caso queira tem a opção do TeXstudio, para criação de documentos Latex.

LaTeX é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos.

A idéia central do LaTeX é distanciar o autor o máximo possível da apresentação visual da informação, pois a constante preocupação com a formatação desvia o pensamento do conteúdo escrito.

Ao invés de trabalhar com ideias visuais, o usuário é encorajado a trabalhar com conceitos mais lógicos — e, consequentemente, mais independentes da apresentação — como capítulos, seções, ênfase e tabelas, sem contudo impedir o usuário da liberdade de indicar, expressamente, declarações de formatação.

Para instalar o Latex no Ubuntu, Linux Mint, Pinguy OS 14.04, Elementary OS, Deepin 2014, Peppermint Five, LXLE 14.04, Linux Lite 2 e sistemas derivados, execute:

$ sudo apt-get install texlive texlive-latex-extra texlive-lang-portuguese

Os pacotes referenciados acima, em princípio, serão suficientes para o utilizador normal. No entanto, pode precisar de mais pacotes, nomeadamente para matemática mais complexa em que é aconselhável a instalação do pacote texlive-math-extra.

Para instalar o texlive-math-extra, execute: 

$ sudo apt-get install texlive-math-extra

Que editor de texto utilizar para escrever em LaTeX?

Após algumas pesquisas a mais recomendada é a utilização do programa Kile para o desenvolvimento de documentos em LaTeX. O Kile é de simples utilização, permite compilar com apenas um clique, mostra os erros de compilação, inclui temas prontos para adicionar texto e a compilar, inclui um excelente assistente para produção de tabelas (formatar tabelas “à mão” em LaTeX é sem dúvida uma dor de cabeça) entre muitas outras opções que o utilizador poderá descobrir.



Para instalar o kile, execute:
sudo apt-get install texlive texlive-latex-extra texlive-lang-portuguese

$ sudo apt-get install kile

Para ter o kile em português do Brasil, deve instalar um pacote extra, executando o comando:

$ sudo apt-get install kile-i18n-ptbr

Para configurar o Kile após a instalação faça o seguinte: 

A configuração do Kile é simples, na barra de ferramentas modifique as seguintes opções dos combo-boxes:

- PDFLatex -> Latex
- ViewHTML -> ViewPDF
- Convert -> DVItoPDF

Em seguida modifique o visualizador de PDF de okular para evince:

- Settings -> Configure Kile -> Tools -> Build, entao clique em ViewPDF e modifique o comando de okular para evince, clique OK e pronto.
sudo apt-get install texlive texlive-latex-extra texlive-lang-portuguese
A grande vantagem de utilizar este sistema é facto de poder escolher um tema e depois apenas precisar de adicionar texto sem se preocupar com a formatação. No final caso não goste do tema, é simples, ou escolhe outro ou tenta modificar.
A grande vantagem de utilizar este sistema é facto de poder escolher um tema e depois apenas precisar de adicionar texto sem se preocupar com a formatação. No final caso não goste do tema, é simples, ou escolhe outro ou tenta modificar.
A grande vantagem de utilizar este sistema é facto de poder escolher um tema e depois apenas precisar de adicionar texto sem se preocupar com a formatação. No final caso não goste do tema, é simples, ou escolhe outro ou tenta modificar
A grande vantagem de utilizar este sistema é facto de poder escolher um tema e depois apenas precisar de adicionar texto sem se preocupar com a formatação. No final caso não goste do tema, é simples, ou escolhe outro ou tenta modifica

Comentários

  1. Quando do o comando sudo apt-get install kile-i18n-ptbr não reconhece.
    Devo adicionar algum repositório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei verificar quanto isso você pode usar o Tekmaker.
      http://www.matsuura.com.br/2015/04/instale-o-texmaker-no-gnulinux.html

      Excluir
  2. Henderson, como estou desenvolvendo um TCC com base no LaTex, eu segui o seu tutorial, muito obrigado pelo ensino.
    Mas não consegui instalar o Kile em Português! Como faço?
    e-mail: tiago.mauricio.carvalho88@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Tiago.

      Estranho, os comandos são esses verifiquei instalando em outra máquina e o mesmo ocorreu tudo certo, tem o Texmaker, utilizo ele e prefiro é mais pratico
      http://www.matsuura.com.br/2015/04/instale-o-texmaker-no-gnulinux.html

      Excluir
  3. O Texmaker pode até ser mais prático, talvez por ser mais amigável, mas quando precisarem de algo mais "profissional" o Kile é bem superior. Açb e bons estudos galera!!!

    ResponderExcluir
  4. Para instalar o português do Brasil, usar: sudo apt-get install texlive-lang-portuguese

    ResponderExcluir

Postar um comentário