Pular para o conteúdo principal

Dissertação de Mestrado (ONTO-MAMA-NM)

Alguns amigos e alguns que trabalham na área da saúde vem solicitando o link da minha dissertação de mestrado voltado ao câncer de mama o qual o tema é: "ONTO-MAMA-NM : Um Modelo Ontológico de Tratamento de Neoplasia Mamária"

No momento não posso colocar uma imagem que desenvolvi pois as mesmas serão utilizadas para a publicação em uma revista científica.
 
"O objetivo desse trabalho foi a construção de um modelo ontológico da Neoplasia Mamária (NM) denominado ONTO-MAMA-NM. Esse modelo é uma ferramenta importante para auxiliar especialistas e estudantes da área da saúde no tratamento do câncer de mama. O modelo ontológico foi criado na linguagem Web Ontology Language (OWL), cuja principal vantagem é a facilidade para expressar significados e semântica e aplicabilidade no processo de informações de forma automatizada. Por se tratar de um modelo aplicado à área médica, o ONTO-MANA-NM procura manter a compatibilidade com os padrões Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM) e Health Level Seven International (HL7), de modo a preservar a interoperabilidade das informações dos pacientes em ambientes hospitalares. Como resultado, obteve-se um detalhamento da ontologia desenvolvida e implementada no software Protégé 5.1 com o apoio da metodologia denominada de Methontology. Foi descrito todo o processo de desenvolvimento, desde a coleta de dados até a validação final do modelo junto aos especialistas. Sendo assim, foi avaliado em duas etapas, isto é, primeiramente pelos especialistas: fisioterapeutas, médicos, residentes e alunos da fisioterapia e medicina do HUB. Ao final do processo da validação do ONTO-MAMA-NM, informaram que desconheciam a ontologia e não tinham visto nada semelhante referente ao tratamento da NM, obtendo assim o primeiro modelo ontológico do tratamento da NM. "
Caso queira saber mais sobre o Mestrado em Engenharia Biomédica clique no link: https://fga.unb.br/pgengbiomedica

Para baixar a minha dissertação de mestradro clique no link:http://repositorio.unb.br/handle/10482/23517

Caso queira baixar e instalar o Protégé clique aqui.  

Comentários