Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Ajuste a Frequência do CPU com CPUPower-GUI

A ferramenta CPUPower-GUI, que é um programa com muita utilidade gráfica que dá a oportunidade de alterar os limites da CPU. No entanto, ele tem outras aplicações. É por isso que aqui vamos nos concentrar em saber a fundo do que se trata esta ferramenta, quais são suas aplicações e obviamente como instalá-la.

O que é CPUPower-GUI?

Em termos simples, entendemos o CPUPower-GUI como uma ferramenta gráfica com a qual poderemos alterar os limites de frequência de sua CPU. Graças a está ferramenta, poderemos alterar as configurações de frequência muito facilmente de acordo com o núcleo da CPU, ajustando os controles deslizantes e clicando em aplicar. 

Embora haja outras coisas que podem ser feitas com esta ferramenta, por exemplo, você pode alterar os perfis do regulador da CPU "Desempenho" e "Equilibrado". Deve-se mencionar que os perfis podem ser facilmente selecionados no menu de prompt na bandeja do sistema. 

O que oferece? 

  • Indica CPUs com parâmetros modificados em vermelho. 
  • Suporte para o driver P-state da Intel e preferências de eficiência de energia.
  • O último permite escolher o perfil de potência ao usar o driver Intel_pstate.
  • Eles podem ser verificados nos controles deslizantes para indicar os passos de frequência, sempre que disponíveis.
  • Permite armazenar as alterações dos parâmetros por CPU, desta forma é possível fazer as alterações ao mesmo tempo
  • Finalmente, devemos mencionar que enquanto a ferramenta é atualizada, novas funções serão incluídas. É por isso que recomendamos que você esteja sempre ciente de novas atualizações. 

Para instalar o CPUPower-GUI no Ubuntu, Linux Mint e derivados, execute:

$ sudo apt install./Downloads/cpupower-gui*.deb  

Comentários