Pular para o conteúdo principal

Os 12 Comandos Linux mais Usados ​​em Diretórios

Se você está apenas começando sua jornada de software livre, provavelmente está procurando os comandos Linux mais usados. Esteja avisado que a lista é tão longa quanto o próprio desenvolvimento do Linux, mas isso não significa que eles sejam difíceis de gerenciar. Mesmo alguns comandos são constantemente repetitivos em diferentes clientes Linux.

Abaixo os 12 comandos Linux mais usados:

$pwd

Você está trabalhando no lugar certo? Este comando é usado para descobrir o diretório no qual seu terminal está trabalhando. Necessário ao executar um novo programa. 

$su

Quando você precisar mudar para superusuário (administrador), ele permitirá que você execute comandos.  

$ sudo <command>

Você precisa adicionar usuários ou grupos? É um comando especial do Linux para adicionar usuários (sudo useradd <username>) ou remover usuários (sudo userdel <username>). Para adicionar grupos (sudo groupadd <groupname>) ou remover grupos (sudo groupdel <groupname>) e você pode usá-lo para adicionar usuários a um determinado grupo (sudo usermod -g <groupname> <username>). 

$ mv 

Você precisa mover arquivos? Este é um comando que permitirá mover arquivos e diretórios de um lugar para outro. Apenas lembre-se de que executar o comando removerá imediatamente o arquivo ou diretório de onde veio. Use $ mv <flag> {filename} /pathname/ para executar tal ação.

$ clear  

Seu terminal está saturado? Digite este comando ou pressione Ctrl + L para limpar sua tela. Não se preocupe, seu trabalho não será redefinido, apenas ocultará o que você tem atualmente na tela. 

$ cat <flag> {filename}

Um dos comandos do Linux mais utilizados, é usado para ler, modificar ou concatenar os arquivos de texto presentes no diretório. 

$ cd

Se você deseja alterar o diretório de trabalho, use cd ~ para mudar para o diretório pai, use cd / para ir para o diretório raiz. 

$ sort

Se você deseja classificar seus arquivos ou diretórios, use sort -r para classificar em sentido inverso e use sort -n se desejar que os resultados sejam exibidos em ordem numérica. O comando inteiro deve se parecer com $ sort <flag> {filename}. 

$ rmdir

Use rmdir –p para remover diretórios pai e filho, use rmdir –pv se quiser remover subdiretórios. Em geral, só permitirá apagá-los se estiverem vazios. O comando deve ficar assim $ rmdir <flag> {directoryname}. 

$ chmod

Você precisa adicionar permissões aos arquivos? É um dos comandos mais complexos para usar em diretórios, pois permite adicionar ou remover o acesso aos arquivos. Use o comando $ chmod <permissões de usuário,grupo,outros> {nome do arquivo}. Use o número 0 se quiser deixar o arquivo sem permissão. O número 1 para executar, 2 para escrever, 3 para escrever e executar, 4 para ler, 5 para ler e executar, 6 para ler e escrever, 7 para ler, escrever e executar. 

$ tar

Ele irá compactar seus arquivos para o formato .tar. Para isso, use a sintaxe $ tar –cvf tar-filename source-folder-name. Para descompactar arquivos que estão no formato .tar use a sintaxe $ tar –xvf tar-file-name 

$ grep

Não consegue encontrar um arquivo específico? Use $ grep <flag or element_to_search> {filename} para encontrá-lo escondido em diferentes diretórios. Use –i para não diferenciar maiúsculas de minúsculas, -n para encontrar correspondências e o número da linha onde ela é encontrada. 

Comentários