Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Pós-graduação - Especialização em Gestão dos Indicadores de Qualidade do Ensino Superior pela Faculdade JK/Michelangelo (2020); Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da The Document Foundation (TDF) desde 2014; Coordenador Geral do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL – DF) nos anos 2022, 2020, 2018, 2017 e 2016; Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sócio da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).

Postagem em destaque

Protégé 5.5.0 (Ferramenta OpenSource para Criação de Ontologia)

Protégé é um aplicativo de código aberto na criação e edição de ontologias e para construção de sistemas inteligentes, o Protégé oferece uma interface gráfica, uma arquitetura para criação de ferramentas baseadas em conhecimento, rico em recursos com suporte total a Web Ontology Language (OWL). A arquitetura é modulada e permite a inserção de novos recursos.

Segundo o Seminário Brasileiro de Ontologias (ONTOBRAS), ontologia significa:

"Ontologia é um campo interdisciplinar preocupado com o estudo de conceitos e teorias que dão embasamento para a construção de conceitualizações compartilhadas de domínios específicos. Em anos recentes, notamos um crescimento no interesse na aplicação de ontologias para a solução de problemas de modelagem e classificação em diversas áreas como: Ciência da Computação, Ciência da Informação, Filosofia, Inteligência Artificial, Linguística, Gestão de Conhecimento, entre outras" (ONTOBRAS, 2019).

O Protégé pode ser instalado no GNU/Linux, Windows e MacOS, a versão atual do Protégé é a 5.5.0 e pode ser baixado pelo link:http://protege.stanford.edu/ o aplicativo roda com o OpenJDK sem a necessidade da instalação do Java no GNU/Linux.


Para saber todas as melhorias do Protégé 5.5.0 clique aqui





Após baixar o Protégé no GNU/Linux extraia o arquivo e clique em "run.sh" para executar o Protégé e atualize todos os plugins. 
 
Após executar o Protégé instale o graphviz executando o comando: 
 
$ sudo apt-get install graphviz

Comentários