Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Finnix 123

Finnix é uma distribuição de CD Linux inicializável, pequena e independente para administradores de sistema, baseada no Debian. A versão mais recente do projeto é Finnix 123, que é baseado no Debian 11. A nova versão oferece a opção de definir credenciais OpenSSH no momento da inicialização, os pacotes do cliente FTP foram removidos, o pacote jove foi instalado e a linha de comando agora tentará sugerir pacotes disponíveis que o usuário pode instalar quando um comando não for encontrado.

“Hoje marca o lançamento do Finnix 123, o LiveCD para administradores de sistema. Expandindo no Finnix 122 de seis meses atrás, este lançamento inclui uma série de correções, novos pacotes e novos recursos. Das notas de lançamento do Finnix 123: Linha de comando do kernel adicionada ' Opções sshd 'e' passwd ', exemplo:' sshd passwd = foo ',' sshd passwd = root: foo passwd = finnix: bar '. O ID da máquina agora é, quando possível, estável durante reinicializações e sendo gerado a partir do DMI. Isso é usado, por exemplo, para o ID do cliente DHCP, portanto, várias reinicializações não devem mais percorrer IPs dinâmicos em uma rede. O comando finnix agora tem instruções sobre como habilitar o suporte ZFS. Adicionado um manipulador de comando não encontrado básico; por exemplo, tentando ftp indicará o lftp e fornecerá instruções para instalação, se desejado explicitamente. Adicionadas páginas de manual para comandos específicos do Finnix (conexão wi-fi, locale-config, etc.). Pacotes adicionados: jove. Pacotes removidos: ftp, ftp-ssl, zile."

Para ler a nota de lançamento clique aqui. Para baixar clique no link:https://www.finnix.org/Download 

Comentários