Pular para o conteúdo principal

Ubuntu 21.10 e Ubuntu MATE 21.10

Ubuntu

A Canonical anunciou o lançamento do Ubuntu 21.10. Esta versão inclui o GNOME 40, permite sessões do Wayland para placas NVIDIA e oferece uma nova visão geral das atividades. O anúncio do lançamento diz:

"O Ubuntu 21.10, codinome 'Impish Indri', está aqui. Este lançamento continua a orgulhosa tradição do Ubuntu de integrar as melhores e mais recentes tecnologias de código aberto em uma distribuição Linux de alta qualidade e fácil de usar. A equipe tem trabalhou arduamente durante este ciclo, em parceria com a comunidade e nossos parceiros, para introduzir novos recursos e corrigir bugs. Ubuntu Desktop 21.10 disponibiliza sessões wayland ao usar o driver proprietário NVIDIA. PulseAudio 15 apresenta suporte para codecs Bluetooth LDAC e AptX, como bem como perfis HFP Bluetooth que fornecem melhor qualidade de áudio. O recurso da chave de recuperação no momento da instalação foi melhorado, com a chave de recuperação agora opcional, mais forte e editável. O Ubuntu Desktop 21.10 inclui o GNOME versão 40, com um novo e aprimorado design de Visão geral das atividades. Espaços de trabalho agora estão organizados horizontalmente, e a visão geral e a grade do aplicativo são acessadas verticalmente. Cada direção tem atalhos de teclado acompanhantes, touchpad g esturas e ações do mouse."

Para ler a nota de lançamento clique aqui. Para baixar clique no link:https://ubuntu.com/#download 

Ubuntu MATE 

Martin Wimpress anunciou o lançamento do Ubuntu MATE 21.10. A nova versão receberá nove meses de suporte e recursos MATE 1.26.0 como ambiente de trabalho padrão.

"Um esforço significativo foi investido na correção de bugs no MATE Desktop 1.26.0, otimizando o desempenho e conectando vazamentos de memória. O MATE Desktop é mais rápido e enxuto como resultado e seus fundamentos foram modernizados e atualizados. Este último ponto beneficia principalmente os desenvolvedores que trabalham no MATE, mas é importante destacar para os usuários que demonstra que o MATE Desktop está sendo mantido para garantir sua longevidade. Aqui estão algumas das outras melhorias de qualidade de vida no MATE Desktop 1.26: Os recursos do Centro de Controle: Diálogo de Preferências de Janela aprimorado com um mais abrangente comportamento da janela e opções de posicionamento apresentadas. As preferências de exibição agora têm uma opção para dimensionamento de exibição discreto. O Power Manager tem uma nova opção para ativar o escurecimento do teclado. Notificações agora suportam hiperlinks. Caja pode formatar unidades e tem uma nova barra lateral de favoritos." 

Para ler a nota de lançamento clique aqui. Para baixar clique no link:https://ubuntu-mate.org/download/ 

Comentários