Pular para o conteúdo principal

Como Instalar o LibreOffice 7.0.0


LibreOffice 7.0: a nova versão principal da melhor suíte de escritório de todos os tempos está disponível em todos os sistemas operacionais e plataformas e oferece novos recursos significativos

Berlim, 5 de agosto de 2020 - O Projeto LibreOffice anuncia a disponibilidade do LibreOffice 7.0, uma nova versão importante que fornece novos recursos significativos: suporte ao OpenDocument Format (ODF) 1.3; Mecanismo gráfico Skia e aceleração baseada em GPU Vulkan para melhor desempenho; e compatibilidade cuidadosamente aprimorada com arquivos DOCX, XLSX e PPTX.

  • Suporte para ODF 1.3. O OpenDocument, o formato aberto e padronizado nativo do LibreOffice para documentos de escritório, foi recentemente atualizado para a versão 1.3 como uma especificação do Comitê Técnico do OASIS. Os novos recursos mais importantes são assinaturas digitais para documentos e criptografia baseada em OpenPGP de documentos XML, com melhorias em áreas como rastreamento de alterações e detalhes adicionais na descrição dos elementos nas primeiras páginas, texto, números e gráficos. O desenvolvimento dos recursos do ODF 1.3 foi financiado por doações à The Document Foundation;
  •  Motor gráfico Skia e aceleração baseada em GPU Vulkan. O mecanismo gráfico da Skia foi implementado graças ao patrocínio da AMD e agora é o padrão no Windows, para um desempenho mais rápido. O Skia é uma biblioteca de gráficos 2D de código aberto que fornece APIs comuns que funcionam em uma variedade de plataformas de hardware e software e podem ser usadas para desenhar texto, formas e imagens. O Vulkan é uma API de computação e gráficos de nova geração, com acesso de alta eficiência e multiplataforma a GPUs modernas; 
  • Melhor compatibilidade com arquivos DOCX, XLSX e PPTX. O DOCX agora salva no modo nativo 2013/2016/2019, em vez do modo de compatibilidade 2007, para melhorar a interoperabilidade com várias versões do MS Office, com base na mesma abordagem da Microsoft. Agora é possível exportar para arquivos XLSX com nomes de planilhas com mais de 31 caracteres, além de exportar caixas de seleção no XLSX. A mensagem "erro de conteúdo inválido" foi resolvida ao abrir arquivos XLSX exportados com formas. Por fim, houve melhorias no filtro de importação / exportação PPTX.


O LibreOffice oferece o mais alto nível de compatibilidade na área de suítes de escritório, começando pelo suporte nativo ao OpenDocument Format (ODF) - com melhores recursos de segurança e interoperabilidade em relação aos formatos proprietários - até o suporte quase perfeito para arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Além disso, o LibreOffice inclui filtros para muitos formatos de documentos herdados e, como tal, é a melhor ferramenta de interoperabilidade do mercado.

  
Resumo dos novos recursos


GERAL
  • Novo tema de ícone, o padrão no macOS: Sukapura; 
  • Novas galerias de formas: setas, diagramas, ícones e muito mais ... 
  • Efeitos de brilho e borda suave para objetos

WRITER
  • O Navigator é mais fácil de usar, com mais menus de contexto; 
  • Texto semi-transparente agora é suportado; 
  • Os favoritos agora podem ser exibidos em linha no texto; 
  • Numeração preenchida em listas, para consistência; 
  • Melhor manuseio de aspas e apóstrofos

CALC
  • Novas funções para geração de números aleatórios não voláteis;
  • Atalho de teclado adicionado para soma automática

IMPRESS & DRAW
  • O texto semi-transparente também é suportado aqui; 
  • Os subscritos agora retornam ao padrão de 8%; 
  • PDFs maiores que 500 cm agora podem ser gerados

Uma lista mais abrangente dos novos recursos do LibreOffice 7.0 está disponível na página wiki das Notas da versão: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/7.0
 
Um vídeo resumindo os principais novos recursos do LibreOffice 7.0, pode ser assistido abaixo:



 
Para instalar o LibreOffice 6.0 siga os passos abaixo, lembrando que não é recomendado a instalação deste versão em ambientes corporativos. 

O LibreOffice 7.0 pode ser baixado imediatamente da página:https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/ 

Antes de instalar a versão 6.0 remova a versão atual pelo comando:

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:
# sudo apt-get remove --purge libreoffice*.*


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads".

Para Instalar o LibreOffice 7.0.0 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.0.0.3_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.0.0.3_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Para Instalar o LibreOffice 7.0.0 sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.0.0.3_Linux_x86-64_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.0.0.3_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb




Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice instalado no Ubuntu remova e após a instalação do LibreOffice 6.0, caso ele não apareça reinicie a máquina.

Comentários