Pular para o conteúdo principal

Como Instalar o Bashtop (Ferramenta que Ajuda Monitorar os Recursos do Sistema)

O Bashtop é usado para monitorar aspectos como memória, processos em execução, largura de banda, etc. Este programa e foi desenvolvido na linguagem Bash e pode ser usado em GNU/Linux e até em MacOS.

Este programa tem uma interface muito amigável e fácil de usar, podemos movê-la usando a mecânica simples das teclas '' PARA CIMA E PARA BAIXO ''. Podemos personalizar esta interface ao nosso gosto. O curioso é que tem um design inspirado no jogo.

Ele nos oferece uma lista ordenada das diferentes seções nas quais podemos visualizar as diferentes métricas do sistema. Também nos permite ordenar todos os processos que ocorrem dentro do nosso computador. Da mesma forma, podemos filtrar os processos.

Este programa nos permitirá enviar diferentes sinais, como SIGTERM, SIGKILL e SIGINT para o processo que queremos selecionar.

Permite-nos conhecer as velocidades de leitura e escrita nos discos, assunto que é bastante importante para conhecer o desempenho dos mesmos.

É um aplicativo que ao ser instalado e executado, o usuário pode perceber que tudo é muito detalhado e funcional, sendo assim uma ótima alternativa a se levar em conta, é claro, caso o que você queira é um programa mais avançado.

Para começar, devemos saber que teremos que cumprir certos requisitos, são eles: Bash 4.4 ou posterior, Git, GNU Coreutils, ferramentas de linha de comando como GNU sed, awk e grep. E alguns opcionais como sensores Lm, isso se o que se deseja é coletar dados estatísticos sobre a temperatura do equipamento. Depois de atender os requisitos mencionados, podemos prosseguir com a instalação.

Para instalar no GNU/Linux, execute:

$ git clone https://github.com/aristocratos/bashtop.git
$ cd bashtop
$ sudo make install 
 
 
 
 

Comentários