Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

DIA – Software Livre para criação de Diagramas e Fluxogramas

Quando necessitamos criar diagramas estruturados, qual é o principal software que lembramos? Sim, o Microsoft Visio! O Visio é uma ferramenta para a criação de fluxogramas, diagramas e etc. O ponto negativo é que o Visio da Microsoft não é gratuito então apresento a todos uma alternativa opensource, o "DIA".

Mais ou menos inspirado no programa "Visio", embora seja voltado mais para diagramas informais do que para uso casual o "Dia" é um software livre para criação e edição de gráficos vetoriais, que permite aos usuários criar fluxogramas e diagramas impressionantes com o método "arrastar e soltar". Ao contrário do Visio, o Dia é 100% gratuito e replica a funcionalidade do Visio enquanto consome menos recursos de memória com seu pequeno instalador de apenas 18 MB.
 
Além de gráficos vetoriais básicos de utilitários de modelagem, Dia possui suporte para uma ampla gama de formatos, incluindo XML, UML, SVG, PNG, JPEG e EPS. Uma característica de extrema importância é suporte ao formato de arquivo VDX do próprio Visio, o que torna fácil a importação de diagramas criados no software da Microsoft para trabalharmos diretamente com eles.
Resumindo…
Comparado com o Visio, Dia não deixa a desejar em alguns quesitos tanto para tarefas simples quanto para tarefas complexas. Uma das maiores vantagens é o fato deste software ser ultra-rápido e claro, não custa um centavo para fazer o download. 
 
Sistemas Operacionais compativeis com o DIA são: Windows / GNU/Linux  / Mac 

Para baixar clique no link:http://dia-installer.de/download/index.html

 

Comentários