Pular para o conteúdo principal

LibreOffice Acelera o Calc , Graças a AMD

The Document Foundation está recebendo um grande impulso hoje , graças em parte ao fornecedor de silício AMD .

AMD é membro do Conselho Consultivo da Fundação do documento e está ajudando o grupo de código aberto melhorar o programa de planilha LibreOffice Calc . A melhoria será a maior revisão da planilha de código aberto desde LibreOffice separou da Oracle / Sun levou OpenOffice em 2010.

"Há  muitos núcleo de refatoração a ser feito no Calc" disse Michael Meeks.

Alguns dos trabalhos vai beneficiar as versões do LibreOffice 4.1, embora grande parte das melhorias ira beneficiar as futuras versões em LibreOffice 4.2 e além.

Contribuições da AMD estão focados no uso de uma GPU para ajudar a acelerar planilha de cálculo. Meeks observou que os usuários de supercomputadores sera beneficiado com o uso de GPUs para acelerar a computação e é chegado o momento de colocar essa capacidade na área de trabalho.

" A  tantos transistores em sua GPU e na maioria das vezes aplicações de negócios, que não fazem absolutamente nada", disse Meeks . "Deveríamos estar usando esses transistores para fazer coisas maravilhosas , de modo que é o plano. "

O plano também é sobre como melhorar o desempenho da CPU , bem crua , reestruturando o núcleo Calc para economizar memória . LibreOffice irá alavancar OpenCL para ser capaz de se comunicar com placas gráficas , bem como a Arquitetura do Sistema Heterogêneo (HSA ), que está atualmente em desenvolvimento da AMD.

"No passado , a fim de usar a GPU , você realmente tinha que se concentrar muito da GPU e dividir uma tarefa em partes específicas da GPU ", explicou Meeks . "No mundo HSA , as ações GPU a mesma visão de memória virtual como uma aplicação , de modo que você não tem que mexer em nada , você pode simplesmente embalar trabalhar fora para ser feito na GPU. "

Meeks espera que HSA será particularmente benéfico em chips APU , onde tanto o CPU e o GPU estão na mesma peça de silício .


Desempenho no Calc

A memória específica e ganhos de desempenho para Calc são difíceis de quantificar especificamente no momento atual. Dito isto, Meeks espera ' impressionantes ' ganhos de desempenho .

"A realidade o Calc não foi a planilha mais rápido do mundo", Meeks admitiu. "Um grande pedaço desta refatoração está muito atrasada , por isso é bom ter os recursos para fazer o trabalho de modo que Calc será uma planilha convincente em seu próprio direito. "

Meeks observou que o trabalho de refatoração no Calc é algo que tem sido sobre o roteiro desde que o LibreOffice separou do OpenOffice . E observou que a estrutura geral do código Calc não foi projetado para o desempenho.

"Calc é baseado em projeto orientado a objetos a partir de 20 anos atrás, quando os desenvolvedores pensaram que uma célula deve ser um objeto e que cria um grande número de problemas em torno fazendo as coisas de forma eficiente", disse Meeks .

Esse código está agora em vias de ser reformulado para remover as estruturas antigas e passar para uma abordagem orientada para o desempenho mais moderno. Desenvolvedores do Calc também estão alavancando uma extensa capacidade de teste de unidade para garantir que a funcionalidade principal não seja perdida.

"A triste verdade é que antes não existiam testes de unidade para Calc", disse Meeks . "Uma das coisas que o LibreOffice tem trabalhado duro, está construindo testes de unidade, de modo que, antes de fazer um lançamento , podemos estar confiantes de que o lançamento irá funciona. "

Fonte: Datamation

Comentários