Pular para o conteúdo principal

DIA – Software Livre para criar Diagramas e Fluxogramas

Quando necessitamos criar diagramas estruturados, qual é o principal software que lembramos? Sim, o Microsoft Visio! O Visio é uma ferramenta para a criação de fluxogramas, diagramas e etc. O ponto negativo é que o Visio da Microsoft não é gratuito então apresento a todos uma alternativa opensource, o "DIA".
Mais ou menos inspirado no programa "Visio", embora seja voltado mais para diagramas informais do que para uso casual o "Dia" é um software livre para criação e edição de gráficos vetoriais, que permite aos usuários criar fluxogramas e diagramas impressionantes com o método "arrastar e soltar". Ao contrário do Visio, o Dia é 100% gratuito e replica a funcionalidade do Visio enquanto consome menos recursos de memória com seu pequeno instalador de apenas 18 MB.

O Dia oferece várias categorias distintas de formas e ferramentas que permite esquemas de circuitos, fluxogramas e diagramas de rede, além de objetos pré-definidos como polígonos, elipses, círculos, estrelas e muito mais, e claro a personalização e/ou criação de entidade-relacionamento e outras ferramentas de modelagem.
Além de gráficos vetoriais básicos de utilitários de modelagem, Dia possui suporte para uma ampla gama de formatos, incluindo XML, UML, SVG, PNG, JPEG e EPS. Uma característica de extrema importância é suporte ao formato de arquivo VDX do próprio Visio, o que torna fácil a importação de diagramas criados no software da Microsoft para trabalharmos diretamente com eles.
Resumindo…
Comparado com o Visio, Dia não deixa a desejar em alguns quesitos tanto para tarefas simples quanto para tarefas complexas. Uma das maiores vantagens é o fato deste software ser ultra-rápido e claro, não custa um centavo para fazer o download.


Um pouco "difícil de aprender" no começo, o Dia peca somente por um pequeno detalhe: Não conter imagens vetoriais um pouco mais bonitas, fora isso é um software de diagramação de vetores perfeito. Está disponível no idioma PT-Br para Windows, Mac e Linux. Teste já este maravilhoso software para construção de fluxogramas.

Sistemas Operacionais compativeis com o DIA são: Windows / Linux  / Mac



Download Windows: Dia-0.97.2
Download Linux: Dia-0.97.2
Download Mac OS X: Dia-0.97.2

Comentários